Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que pedido de impeachment contra Moraes não é 'revanche'

O presidente Jair Bolsonaro em visita a Eldorado - Reprodução/Facebook
O presidente Jair Bolsonaro em visita a Eldorado Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

21/08/2021 11h42Atualizada em 21/08/2021 12h42

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse hoje que o pedido de impeachment que enviou ontem ao Senado contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes não é uma "revanche" e que seguiu a Constituição.

Em entrevista a jornalistas durante visita a Eldorado (SP), no entanto, o mandatário reclamou de ter sido incluído no que chamou de "inquérito do fim do mundo" e disse que "cada um tem que saber seu lugar".

Eu fiz tudo dentro das quatro linhas da Constituição. Engraçado, quando eu entro com uma ação no Senado fundado no artigo 52 da Constituição, o mundo cai na minha cabeça. Quando uma pessoa, com um inquérito do fim do mundo, me bota lá, ninguém fala nada. Não é revanche. Cada um tem que saber o teu lugar. Só podemos viver em paz e harmonia se cada um respeitar o próximo e saber que tem um limite, e o limite é nossa Constituição Jair Bolsonaro

"Todos os incisos do artigo quinto da Constituição, eu cumpri todos. Não tem um só ato meu fora dessas quatro linhas", acrescentou o presidente.

Essa é a primeira vez que um presidente da República pede o impeachment de um ministro da Corte. Em nota, o STF repudiou o presidente, disse que a democracia "não tolera que um magistrado seja acusado por suas decisões" e que Moraes irá aguardar a deliberação do Senado.

No documento encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), Bolsonaro argumenta que o "Judiciário brasileiro, com fundamento nos princípios constitucionais, tem ocupado um verdadeiro espaço político no cotidiano do País".

Na sequência, o presidente classifica o Judiciário como um "verdadeiro ator político" e afirma que, "justamente por isso, deve estar pronto para tolerar o escrutínio público e a crítica política, ainda que severa e dura".

Bolsonaro questiona Moraes pela condução do inquérito das fake news — em 4 de agosto, o ministro do STF acolheu o pedido feito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e incluiu o presidente na investigação para apurar a disseminação de notícias falsas.

O presidente questiona a ingerência de Moraes sobre o caso. "Não é exagero reiterar: vítima, acusador e julgador todos unidos na mesma pessoa!", escreveu.

As decisões do TSE e do STF foram motivadas pelos repetidos ataques do chefe do Executivo às eleições.

O presidente do Senado declarou que analisará o pedido, porém indicou que não o levará adiante. "Não antevejo fundamentos políticos, técnicos e jurídicos para o impeachment do ministro do STF, como também não antevejo para o impeachment do presidente da República." Apenas Pacheco teria o poder de dar início ao processo no Senado.

Bolsonaro anunciou ontem que também deve entregar "nos próximos dias" um pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE e também ministro do STF.

Presidente visita a mãe e anda de trator

21.ago.2021 - O senador Flávio Bolsonaro postou foto no Instagram com o pai, o presidente Jair Bolsonaro, e os irmãos Carlos e Eduardo em visita à avó Olinda em Eldorado, interior de São Paulo. Todos estavam sem máscara de proteção contra a covid-19 - Reprodução - Reprodução
O senador Flávio Bolsonaro postou foto no Instagram com o pai, o presidente Jair Bolsonaro, e os irmãos em visita à avó Olinda
Imagem: Reprodução

Bolsonaro posou junto à mãe, Dona Olinda, 94 anos, junto aos seus filhos. O registro foi postado hoje de manhã nas redes sociais do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) também aparecem na imagem, todos sem uso de máscara para proteção contra a covid-19.

"Minha mãe está com 94 anos. Ela não me reconhece mais (...) "Ela teve um problema grave de sangramento nos últimos dias e resolvi visitá-la. Pode ser que seja a última vez. É a vida, é o nosso destino", disse o mandatário em entrevista ao SBT.

Em uma transmissão ao vivo realizada na manhã de hoje em sua página no Facebook, Bolsonaro mostrou a fazenda em que morou com os pais e os irmãos na adolescência. Durante quase uma hora, o presidente mostrou detalhes da casa em que viveu com a família por três anos e chegou a dirigir um trator.

Bolsonaro dirige trator em Eldorado - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Bolsonaro dirige trator em Eldorado
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Durante a live, o presidente evitou fazer comentários sobre política e economia. "O único futuro que eu peço a Deus é a eternidade e também, se Deus quiser, deixar no futuro um Brasil melhor do que aquele que eu recebi em janeiro de 2019. Apesar de todos os problemas que nós enfrentamos, pandemia, uma crise hidrológica enorme, geadas (...) Tem muita coisa para ser feita, mas passa pelo Parlamento, também tem o impedimento da Justiça, mas a gente vai vencendo aos poucos os nossos obstáculos", limitou-se a dizer.