Topo

Internação de Bolsonaro acende alerta da imprensa internacional

O Hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, onde o ex-presidente deu entrada nesta segunda-feira (9)  - UOL
O Hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, onde o ex-presidente deu entrada nesta segunda-feira (9) Imagem: UOL

Colaboração para o UOL, em Orlando (EUA)

09/01/2023 18h10

O ex-presidente Jair Bolsonaro está internado em observação no hospital AdventHealth Celebration, cidade próxima de Orlando, na Flórida, desde as 5h da manhã de hoje.

Bolsonaro teria sentido fortes dores abdominais na noite de ontem e sido atendido no pronto-socorro da unidade por volta das 20h (horário local).

Apesar de os funcionários do hospital não confirmarem a presença do ex-presidente em suas dependências, fontes próximas do político garantem que ele está sob cuidados médicos, mas passa bem. Nos EUA e em alguns hospitais de alto padrão no Brasil, é comum que pessoas com maior visibilidade sejam internadas com o outro nome ou não tenham o nome inserido no sistema de internação de hospitais para evitar exposição.

No hospital, jornalistas de fora do Brasil acompanham a situação. O interesse da imprensa internacional cresce porque a internação ocorre um dia depois dos violentos atos antidemocráticos em Brasília que resultaram na depredação das sedes dos Três Poderes. Na ocasião, via Twitter, o ex-presidente negou qualquer vínculo com os atos.

Segundo assessores, Michelle Bolsonaro permaneceu na residência onde o casal está hospedado em Kissimmee enquanto seguranças acompanharam Bolsonaro na internação, a cerca de 15 minutos dali.

Histórico de internações e escapadinha

Na manhã de hoje, como ainda não se sentia bem, retornou ao hospital e foi internado para exames (como confirmou o post no Instagram da ex-primeira-dama).

Desde o atentado a faca que sofreu durante a campanha presidencial, em 6 de setembro de 2018 em Juiz de Fora, o ex-presidente já enfrentou seis cirurgias. Pelo menos quatro teriam relação com o episódio.

Em julho do ano passado, Bolsonaro foi internado em São Paulo por causa de uma obstrução intestinal.

Na época, Antonio Luiz Macedo, médico do ex-presidente, descartou a necessidade de uma nova cirurgia e prescreveu uma dieta preferencialmente a base de alimentos leves e não fermentados para evitar a formação de gases.

No dia 1º de janeiro, no entanto, uma foto de Bolsonaro comendo um frango frito na rede de fast food KFC viralizou nas redes sociais.

Bolsonaro chegou a Orlando no dia 30 de dezembro acompanhado da então primeira-dama, dois seguranças e três assessores e passou a noite de Réveillon com a família na casa em que está hospedado, de propriedade do ex-lutador José Aldo.