Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Bolsonaro é internado em hospital em Orlando, nos EUA

Colunista do UOL

09/01/2023 14h29Atualizada em 10/01/2023 11h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado em um hospital em Orlando, nos Estados Unidos, onde está desde o dia 30 de dezembro. A informação foi noticiada primeiro pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pela coluna.

Segundo interlocutores de Bolsonaro ouvidos pelo UOL, ele passou mal de madrugada, com dores abdominais, e deu entrada às 4h (horário da Flórida) no AdventHealth Celebration para fazer exames de imagem. Os exames foram realizados para verificar uma possível obstrução intestinal e aderências — apesar de os funcionários do hospital não confirmarem a presença do ex-presidente em suas dependências, fontes próximas do político afirmaram à reportagem que ele está sob cuidados médicos e passa bem.

Na noite desta segunda, Bolsonaro divulgou foto dele em uma cama de hospital. Na postagem, afirma ter tido uma "nova aderência e baixa hospitalar" e agradece mensagens de apoio.

Sua esposa, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro se manifestou mai cedo e disse em suas redes sociais estar em oração por Bolsonaro e pelo Brasil.

"Meus queridos, venho informar que meu marido Jair Bolsonaro se encontra em observação no hospital, em razão de um desconforto abdominal decorrente da facada que levou em 2018 de um ex-filiado ao PSOL. Estamos em oração pela saúde dele e pelo Brasil. Deus nos abençoe", escreveu no Instagram.

Nos EUA e em alguns hospitais de alto padrão no Brasil, é comum que pessoas com maior visibilidade sejam internadas com o outro nome ou não tenham o nome inserido no sistema de internação de hospitais para evitar exposição.

A última vez que o ex-presidente foi internado foi em 28 de março do ano passado, quando ele esteve no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após também sentir um desconforto abdominal — no mesmo dia em que o então ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu exoneração após a suspeita de corrupção com balcão de negócios do MEC durante a sua gestão.

O Hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, onde o ex-presidente deu entrada nesta segunda-feira (9)  - UOL - UOL
O Hospital AdventHealth Celebration, em Orlando, onde o ex-presidente deu entrada nesta segunda-feira (9)
Imagem: UOL

Cirurgias após a facada

Desde que foi atingido por uma facada em setembro de 2018 durante a campanha para as eleições presidenciais, o ex-presidente esteve internado em hospitais em algumas ocasiões para realizar cirurgias e exames.

6 de setembro de 2018 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora (MG): O candidato Jair Bolsonaro se submete a uma operação de urgência após ser atacado por uma facada de Adélio Bispo em ato de campanha;

12 de setembro de 2018 - Hospital Albert Einstein, em São Paulo: Bolsonaro passa por nova cirurgia de emergência em razão de uma complicação causada pela aderência das paredes do intestino;

28 de janeiro de 2019 - Hospital Albert Einstein, São Paulo: já na Presidência da República, Bolsonaro se submete a uma nova cirurgia para retirada da bolsa de colostomia;

8 de setembro de 2019 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: nova cirurgia para correção de uma hérnia incisional na região da área atingida pela facada;

25 de setembro de 2020 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: retirada de cálculo na bexiga;

14 de julho de 2021 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo: Bolsonaro ficou quatro dias internado no hospital Vila Nova Star para tratamento de uma obstrução intestinal.

03 de janeiro de 2022 - Hospital Vila Nova Star, São Paulo - Bolsonaro fica três dias internado para tratamento de uma obstrução intestinal após ingerir um camarão sem mastigar durante férias em Santa Catarina.

28 de março de 2022 - Hospital das Forças Armadas, Brasília - Bolsonaro ficou um dia internado para tratar um desconforto abdominal. Houve suspeita de nova obstrução intestinal, o que acabou não se confirmando.