Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Josias: Abandonado pelo bolsonarismo, Silveira se torna réu indefeso

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/02/2023 10h05

A prisão do ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) não surpreendeu Josias de Souza. Em participação no UOL News nesta quinta, o colunista avaliou que o ex-parlamentar segue o caminho daqueles que contaram em algum momento com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ficaram pelo meio da estrada.

Ele perde o escudo do mandato parlamentar. Ele é um contumaz desrespeitador de ordens judiciais. Agora, está padecendo do mesmo mal dos bolsonaristas que cedem aos apelos do Bolsonaro: estão sendo abandonados. O Bolsonaro não consegue proteger nem a si mesmo das suas complicações judiciais, que dirá dos bolsonaristas. Daniel Silveira se tornou um réu indefeso. Josias de Souza, colunista do UOL

Silveira foi detido hoje em Petrópolis (RJ) por descumprir medida cautelar do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele se candidatou ao Senado no ano passado, não se elegeu e, com o início da nova legislatura, perdeu o foro privilegiado. No ano passado, o STF o condenou a oito anos e nove meses de prisão por tentar o livre exercício dos poderes e coação em processo judicial, mas recebeu o perdão de Bolsonaro.

Maierovitch: Com mosaico golpista de Bolsonaro, coação precisa ser apurada

Com as acusações do senador Marcos do Val (Podemos-ES) de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou coagi-lo para dar um golpe de Estado, Wálter Maierovitch pediu uma apuração cuidadosa dos fatos. O colunista ressaltou que as atitudes do ex-presidente contribuem para fortalecer as suspeitas.

Diante de todo o mosaico muito claro do golpismo de Bolsonaro, é possível [a coação para o golpe]. Isso tudo precisa ser apurado. Essa fala dele é um indicativo que obriga a necessidade de uma apuração, na qual outros elementos vão reforçar a validade de tudo isso. Por enquanto, é a palavra de um contra o outro. Wálter Maierovitch, colunista do UOL

Vieira descarta força de bolsonarismo no Senado: 'Não reúne dez ou 12'

O senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) negou que a votação para a presidência do Senado tenha se tornado uma espécie de "3º turno" da eleição presidencial. O tucano também afirmou que o bolsonarismo não tem tanta força na Casa, mesmo com os 32 votos recebidos por Rogério Marinho (PL-RN), apoiado pelo ex-presidente.

Os representantes do governo Bolsonaro no Senado não reúnem dez ou doze parlamentares. É uma ilusão imaginar que ele tenha representatividade aqui. Ele não tinha quando era presidente da República, imagine agora. Não existe espaço para o bolsonarismo aqui. Alessandro Vieira, senador (PSDB-SE)

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: