Josias: Derrite é a personificação da politização dos quartéis
Exonerado da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo para relatar o projeto de lei que acaba com a saída temporária de presos, Guilherme Derrite representa a "personificação da politização dos quartéis", disse o colunista Josias de Souza no UOL News da manhã desta terça-feira (12).
Derrite foi o relator do projeto pelo fim das chamadas saidinhas na Câmara em agosto de 2022. Em fevereiro, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei por 62 votos a 2, mas, devido às alterações feitas pelos senadores, ele voltou para mais uma análise da Câmara.
Nessa matéria [Segurança Pública], ele [Tarcísio] imita Bolsonaro. A imitação começou quando ele escolheu Derrite para ser secretário de Segurança [Pública]. Derrite é a personificação da politização dos quartéis. Ele saltou direto dos quartéis da Polícia Militar de São Paulo para uma poltrona de deputado federal.
Ele já havia relatado o projeto que proíbe as saidinhas nas prisões [...] Ele faz questão de ir lá para, novamente, colocar suas digitais. Esse mesmo capitão Derrite, em duas investidas realizadas pela Polícia Militar de São Paulo sob o comando dele, já passou nas armas 71 pessoas na Baixada Santista.
Na semana passada, esse mesmo personagem que está indo lá para a Câmara para relatar o projeto que oferece mão de obra barata às facções criminosas nos presídios, deu de ombros para um relatório entregue ao Ministério Público de São Paulo, encabeçado pela ouvidoria da PM e subscrito por outras entidades, que denuncia a elevada letalidade policial na Baixada Santista, enumera casos com indícios de abuso de autoridade, tortura, execução sumária e fraude processual.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.