Conteúdo publicado há 8 meses

Elon Musk parece querer forçar o STF a tirar o X do Brasil, diz Janaina

A ex-deputada estadual Janaina Paschoal acredita que Elon Musk quer que o STF tire a rede social X (antigo Twitter) do Brasil para se sair de vítima. A análise dela foi feita no UOL News da manhã desta segunda-feira (8).

Após as falas de Musk durante o fim de semana, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a abertura de inquérito pela PF (Polícia Federal) para apurar a conduta do empresário.

O que se anunciava no final de semana é que o ministro poderia ordenar uma suspensão da própria plataforma no Brasil. Pensando nessa hipótese extremista, o ministro até agiu com cautela. Se pensarmos no que estava sendo aguardado, ele agiu com cautela.

Entendo muito estranho o movimento de Elon Musk. Não vejo que esse movimento venha a favor dessa liberdade de expressão, porque parece que ele está forçando uma reação do ministro. A sensação que eu tenho é que todo esse atuar do Elon Musk é como se ele estivesse forçando uma reação do ministro.

Dentro desse contexto maior, talvez o ministro tenha agido com cautela. Tirar a plataforma do ar seria absolutamente infundado juridicamente e seria muito prejudicial à democracia brasileira.

A ex-deputada considera esse movimento de Musk como uma "jogada de marketing".

Parece uma estratégia para forçar o Supremo a tirar a plataforma do Brasil, como se ele quisesse sair como vítima. No lugar dele sair, ele luta pela liberdade e o Supremo daria uma decisão absolutamente contrária à democracia. Por enquanto, ele mais falou.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.