Topo

Datafolha mostra Lula eleito no primeiro turno

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Eduardo Anizelli/ Folhapress
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Imagem: Eduardo Anizelli/ Folhapress

Do UOL

24/06/2022 06h46Atualizada em 24/06/2022 06h46

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (24/6) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para receber esta e outras newsletters diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem mostra 47% das intenções de voto para Lula e 28% para Bolsonaro. Considerando só os votos válidos, 53% a 32%, números que dariam a vitória no primeiro turno ao petista. Não deu tempo de a crise do MEC estragar a imagem do governo, diz Chico Alves. Para tentar reverter a provável derrota, Bolsonaro faz "barbaridades" e dá "cambalhotas" dentro dos cofres públicos, diz Josias de Souza.
..........................
O NÚMERO
53%
É a proporção dos que dizem não confiar nunca em nada do que Bolsonaro diz.
******************
POLÍCIA QUE MATA
De 2015 a 2021 a redução do número de adolescentes mortos pela polícia de São Paulo foi de 68%. A queda no total de vítimas adultas foi de 13%.
******************
PANDEMIA

Com a covid em alta, em metade das escolas municipais da cidade de São Paulo houve suspensão total ou parcial das aulas entre 23 de maio e 15 de junho.
..........................
Estudo feito com dados de 185 países mostra que a vacina contra covid evitou 19,8 milhões de mortes em 2021.
******************
ESCÂNDALO(S) NO MEC

Escândalo dentro do escândalo: o delegado federal responsável pelo pedido de prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro afirmou em mensagem enviada a colegas que houve "interferência na condução da investigação". Para Josias de Souza, é uma injeção de escárnio no escândalo.
..........................
Em sua live de ontem, Bolsonaro defendeu Ribeiro e atacou o juiz que mandou prender o ex-ministro.
..........................
O ex-ministro Milton Ribeiro foi liberado da carceragem da Polícia Federal, por decisão da Justiça - que também autorizou a quebra de sigilos de Ribeiro e de sua mulher e de dois pastores ligados a Bolsonaro.
******************
VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA

A investigação sobre o assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips passou a mirar possível ligação com o crime organizado. Um suspeito de participar das mortes se entregou à polícia em São Paulo e disse (vídeo) que pilotou o barco e ajudou a remover os corpos.
..........................
O governo Bolsonaro pôs um alvo na cabeça de Bruno Pereira, disse no UOL Entrevista (vídeo) a jornalista e escritora Eliane Brum.

******************
INFÂNCIA SEQUESTRADA

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, a menina de 11 anos que tinha sido impedida de fazer um aborto conseguiu passar pelo procedimento.

******************
LEI DE COTAS

Em 31 das 67 propostas para mudar a Lei de Cotas há previsão de reduzir vagas para negros.

******************
PARA PENSAR

Pretos brasileiros não sabem nada de sua origem. Para remontar hoje coisas antigas, histórias do passado, só se você tem uma família que manteve registro... É muita coisa eliminada e escondida. Acabou virando um traço nacional, um traço brasileiro essa falta de identidade.
Nara Gil, filha mais velha de Gilberto Gil.

******************
PRA FICAR DE OLHO

Às 9h o IBGE divulga o IPCA-15, índice que é considerado uma prévia da inflação.
******************
CERCADINHO
Bolsonaro cometeu uma gafe na reunião virtual dos Brics. Pronunciou duas vezes "raposa" quando tentou falar o sobrenome do sul-africano Cyril Ramaphosa.

******************
NA NEWSLETTER NA SUA TELA

Entre as novidades da semana estão dois filmes que têm o metaverso como cenário. Um nos cinemas, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, e outro no streaming (Disney+), Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Esta edição destaca também filmes de temática LGBTQIA+. Quer receber toda quinta-feira? Cadastre-se.

******************
NA NEWSLETTER CRISE CLIMÁTICA

Os desafios do presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, para cumprir sua promessa de promover no país uma transição ecológica justa para uma economia de baixo carbono são um dos temas do boletim desta semana. Outro destaque é o dano provocado às metas climáticas pela invasão da Ucrânia. Clique aqui para se cadastrar e receber às quintas.

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA
A União Europeia aprovou a candidatura da Ucrânia ao bloco.
..........................
A declaração final da cúpula virtual dos Brics, publicada no site do Kremlin, diz que o bloco apoia negociações entre a Rússia e a Ucrânia e se compromete a respeitar a soberania e a integridade territorial dos Estados - apesar da invasão pela Rússia e da ocupação de partes do país, em especial a leste.

******************
BRICS

A cúpula virtual de líderes do Brics foi marcada por novas críticas de Rússia e China ao Ocidente, reclamações da África do Sul sobre a falta de solidariedade da comunidade internacional com a África e pedidos de reformas de órgãos multilaterais.

******************
MUNDO DA BOLA

Patrick - DANIEL CARVALHO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO - DANIEL CARVALHO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Patrick marcou para o São Paulo na partida contra o Palmeiras, válida pelas oitavas da Copa do Brasil
Imagem: DANIEL CARVALHO/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO


Na repetição do clássico, agora pela Copa do Brasil, o São Paulo conseguiu a revanche contra o Palmeiras: 1 a 0, gol de Patrick. Vitória de lavar a alma, diz Juca Kfouri.
..........................
Também na Copa do Brasil, o Fluminense fez 2 a 1 no Cruzeiro.

******************
VIVABEM

Conheça opções de proteínas vegetais para substituir a carne.
..........................
Alimentos industrializados podem ter lugar numa dieta saudável - basta saber fazer boas escolhas. A primeira dica é ler as informações da embalagem.
..........................
Conheça nove causas de infertilidade masculina e o que pode ser feito.

******************

OBJETO DO DESEJO

opala - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Chevrolet Opala Diplomata Cupê 1988 0 km nunca emplacado Pernambuco
Imagem: Arquivo pessoal

Um Opala 1988 que nunca foi emplacado virou amuleto e resiste em concessionária há 34 anos.

******************
FESTAS JUNINAS

Como São João e outros santos católicos viraram padroeiros das festas juninas.