Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #43: Brasil perdeu chance de ser referência na pandemia e virou piada

Mais Baixo Clero
1 | 25
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

12/06/2020 04h00

O negacionismo científico por parte do governo federal enquanto milhares de cidadãos morrem por covid-19 transformaram o Brasil em "piada mundial". No podcast Baixo Clero #43, do UOL, a apresentadora Carla Bigatto e os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan debatem como o Brasil perdeu a oportunidade de se tornar uma referência no combate ao novo coronavírus.

Na visão de Schelp, os posicionamentos do governo federal sobre a pandemia mancharam a imagem do país no exterior. "O governo brasileiro, tendo à disposição um arsenal enorme de conhecimento, com cientistas e pessoas da área médica de altíssimo nível, com um modelo de saúde único, tinha a oportunidade de ser um exemplo e desenvolver estratégias a serem realizadas no mundo todo. Em vez disso, virou piada", comentou. (ouça a partir do minuto 27:00)

No mesmo sentido, Trevisan lembra que a ciência brasileira tem um histórico de sucessos em combates a epidemias, como por exemplo a Aids, na década de 1980. "A gente teria tudo para poder ser essa referência, e não estamos sendo".

A jornalista também falou sobre o impacto econômico dessa falta de ações no combate ao coronavírus. "Um outro ponto é a imagem do Brasil para os investimentos estrangeiros. Quem vai querer investir num país que é tão complicado?"

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.