Topo

Jamil Chade

OMS avalia a adoção de um certificado eletrônico para quem for vacinado

Fila para a imigração em aeroporto nos Estados Unidos - Steve Sapp/Flickr U.S. Customs and Border Protection Follow
Fila para a imigração em aeroporto nos Estados Unidos Imagem: Steve Sapp/Flickr U.S. Customs and Border Protection Follow

Colunista do UOL

03/12/2020 08h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a vacina contra a covid-19 começando a se transformar numa realidade, a OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que está avaliando a adoção de certificados eletrônicos para monitorar e identificar as pessoas que tenham sido imunizadas.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, um dia depois que o Reino Unido informa que começará a vacina a partir da semana que vem. Itália, Alemanha e outros governos também já indicaram que se preparam para essa nova fase.

A OMS deixou claro que é contra a ideia de um passaporte imunológico, conforme algumas autoridades chegaram a avaliar no início da crise. Mas admite que poderá recomendar a criação de um sistema eletrônico para identificar quem já foi vacinado.

O "e-certificado" poderia ser usado para viagens. "Estamos olhando para a ideia do uso de tecnologia", disse a entidade.

O escritório da OMS na Europa, porém, insiste que tal uso teria de respeitar as regras nacionais de cada país, especialmente diante do fato de que, por meses, o abastecimento de doses será limitado.

Novo Muro?

O debate sobre os certificados tem gerado uma disputa entre governos, que temem que o documento se transforme em uma barreira real para a movimentação de populações.

Em especial, países africanos temem que, sem vacinas por meses, a realidade é que os certificados sejam verdadeiros muros que passarão a ser usados como forma de evitar viagens.

Já os autores da proposta indicam que o certificado pode facilitar a tramitação de viagens, hoje duramente afetadas pelas diferentes exigências de governos sobre períodos de quarentena.