Topo

Em ano eleitoral, Roseana anuncia reajuste de 18% para servidores

Governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), durante entrevista - Beto Macário/UOL
Governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), durante entrevista Imagem: Beto Macário/UOL

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

19/02/2014 16h44Atualizada em 19/02/2014 21h38

Em meio a uma crise nos sistema penitenciário e a protestos no Maranhão, a governadora Roseana Sarney (PMDB) anunciou nesta quarta-feira (19) um reajuste salarial de 18% para os servidores do Estado.

Segundo o Plano Geral de Carreiras e Cargos dos Servidores Estaduais, de 2012, que prevê o investimento de mais de R$ 800 milhões na folha até 2015.

Roseana é provável candidata ao Senado neste ano e tenta emplacar o nome de seu secretário de Infraestrutura, Luís Fernando (PMDB), para a sucessão eleitoral em outubro.

Segundo o governo, o reajuste vai atender a servidores ativos e inativos. Em nota, o governo disse que o plano "é um reconhecimento a dedicação e aos trabalhos realizados pelos funcionários do Estado."

Para garantir o pagamento, o governo promete cortar investimentos. O reajuste passa a valer a partir do mês de fevereiro e, para os professores, será pago de maneira retroativa a partir de janeiro de 2014.

"Há necessidade de se cortar 30% de investimentos. Vamos sentar com os secretários, ver onde podemos fazer esses cortes sem que prejudiquemos a população", afirmou a governadora.

Em nota, o governo disse que o plano “é um reconhecimento a dedicação e aos trabalhos realizados pelos funcionários do Estado.” 

Para garantir o pagamento, o governo promete cortar investimentos. O reajuste passa a valer a partir do mês de fevereiro e, para os professores, será pago de maneira retroativa a partir de janeiro de 2014.

“Há necessidade de se cortar 30% de investimentos. Vamos sentar com os secretários, ver onde podemos fazer esses cortes sem que prejudiquemos a população”, afirmou a governadora.

Mais reajustes no Nordeste

Roseana não foi a primeira governadora do Nordeste a anunciar reajustes gordos para os servidores em ano eleitoral.

No último dia 27, o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), provável candidato à reeleição em outubro, anunciou reajustes que variam entre 6,78% e 13,7% para 93 mil servidores. O aumento deve gerar um impacto na folha de pagamento de R$ 240 milhões ao ano.

No dia 24, foi a vez de a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), provável candidata à reeleição, anunciar um pacote de bondades aos professores do Estado.

O reajuste dos salários da categoria foi de 8,32%. Ela também concedeu a progressão horizontal, a partir de março, a todos os professores e especialistas.

No início deste mês, o governador já reeleito de Alagoas, Teotonio Vilela Filho (PSDB), concedeu um reajuste de até 38% para a policiais militares e bombeiros até 2015. A maior parte do aumento porém, será pago apenas pelo próximo governador, no que vem.