Topo

Alerta de tsunami é cancelado após terremoto de magnitude 7,6 nas Filipinas; uma pessoa morreu

Mapa mostra local do epicentro do terremoto - Arte UOL
Mapa mostra local do epicentro do terremoto Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

31/08/2012 12h11Atualizada em 31/08/2012 12h34

O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que foi cancelado o alerta de tsunami após o terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter que atingiu nesta sexta-feira (31) zona marítima ao leste das Filipinas. Uma mulher de 54 anos ficou presa nos escombros de sua casa e morreu, na cidade de Cagayan de Oro, na ilha de Mindanao, ao sudeste das Filipinas. Os voluntários conseguiram salvar a vida de uma criança de cinco anos, que ficou ferida, segundo o prefeito da cidade, Vicente Emano.

Apesar do alerta de tsunami ter sido retirado duas horas depois do tremor, autoridades filipinas mantêm o alerta nas províncias do sudeste do arquipélago.

"Foi o tremor mais forte que vivi. A luz acabou e os hóspedes começaram a sair correndo. Por sorte o edifício não foi danificado. Ordenaram a evacuação, mas não posso ir porque tenho que trabalhar", disse Mary Ilairon, que mora na cidade de Barangoan, na província de Samar Oriental, à agência Efe.

Mais cedo o USGS havia divulgado que a magnitude era 7,9, mas ajustou o índice. Segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico no Havaí Tsunami (PTWC, em inglês), o alerta foi dado por causa do tamanho do terremoto, que teria potencial para gerar um tsunami destrutivo que poderia atingir áreas costeiras próximas ao epicentro em minutos. Mas ainda o PTWC confirmou depois que o tremor gerou um tsunami de apenas 16 cm.

Veja vídeo amador do momento do terremoto nas Filipinas

O USGS disse que o tremor ocorreu a uma profundidade de 33 quilômetros às 20h47 locais (9h47 de Brasília), 139 km a leste da cidade de Sulangan. 

A região atingida, conhecida como Círculo de Fogo do oceano Pacífico, possui grande atividade sísmica e vulcânica e é sacudida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria de média intensidade. Em 2004, um terremoto de magnitude 9,2 deixou mais de 220 mil mortos na Indonésia e em outros países vizinhos do oceano Índico, como Sri Lanka, Índia e Tailândia.

As Filipinas estão sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de sete mil tremores ao ano, a maioria moderados. Em fevereiro deste ano, o país registrou outro terremoto de magnitude 6,7 que deixou 65 mortos. (Com agências internacionais)