Topo

Funcionário demitido invade empresa, mata quatro e comete suicídio nos EUA

Policiais investigam cena do crime onde funcionário demitido invadiu empresa, matou quatro pessoas e feriu outras quatro em Minneapolis (EUA) - Craig Lassig/AP
Policiais investigam cena do crime onde funcionário demitido invadiu empresa, matou quatro pessoas e feriu outras quatro em Minneapolis (EUA) Imagem: Craig Lassig/AP

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 03h18Atualizada em 28/09/2012 08h45

Ao menos cinco pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas --três em estado grave-- na tarde desta quinta-feira (27) depois que um homem invadiu uma empresa e abriu fogo contra os funcionários e depois cometeu suicídio, em Minneapolis, no Estado americano do Minnesota. 

As informações são do canal de TV americano “FoxNews” e da rede de TV americana “ABC News”. O crime aconteceu por volta das 16h35, no bairro Bryn Mawr. 

De acordo com testemunhas, o atirador foi identificado como Andrew Engeldinger, 36, e seria um ex-funcionário da empresa Accent Signage Systems demitido na manhã desta quinta.  A polícia ainda não revelou oficialmente a identidade do atirador nem das vítimas.

O número de mortos pode ser maior. Incialmente, a polícia informou que pelo menos duas pessoas foram mortas, mas depois disse que “vários” corpos foram encontrados dentro da empresa. Segundo a “ABC News”, baseada em um comunicado oficial da polícia americana, foram cinco mortos, com o atirador.

A reportagem, que cita fontes policiais, diz que após a demissão ele voltou ao local de trabalho, à tarde, e atirou contra os ex-colegas. Segundo a polícia, os disparos não foram aleatórios, mas sim dirigidos a alguns pessoas específicas. 

Testemunhas ouvidas pela “ABC News” disseram ter ouvido “entre 4 e 5” tiros. Os corpos das quatro vítimas foram encontrados logo depois que a polícia chegou ao local.

Em entrevista à Associated Press, Chad Blumen disse que o dono da empresa, Reuven Rahamim, foi morto no tiroteio. Rahamim era sogro de Blumen, que ainda afirmou que outros membros da família foram mortos pelo atirador, sem revelar mais detalhes.

Por meio de sua assessoria, o Centro Médico do condado de Hennepin, para onde os feridos foram levados, confirma que recebeu quatro feridos, e ao menos três deles, todos homens, deram entrada na unidade de saúde em estado crítico.

O local foi isolado pela polícia e o tráfego da região de Bryn Mawr foi interrompido. Segundo a polícia americana, o atirador tinha antecedentes criminais.

A Accent Signage Systems é uma empresa especializada em sinalização para deficientes físicos e conta com 28 empregados.

O governador Mark Dayton lamentou este episódio de "violência sem sentido" e enviou suas condolências às famílias das "pessoas inocentes mortas ou feridas".

O incidente ocorreu um mês após um tiroteio similar em Nova York, no qual duas pessoas morreram e nove ficaram feridas. (Com Efe e AP)