Topo

Segurança israelense mata judeu no Muro das Lamentações após confundi-lo com militante palestino

Do UOL, em São Paulo

21/06/2013 07h01

Um vigilante de segurança de Israel matou nesta sexta-feira (21) um visitante judeu no Muro das Lamentações de Jerusalém, após confundi-lo com um militante palestino, anunciou a polícia.

"Um homem judeu estava na área dos banheiros. Por uma razão desconhecida, o visitante gritou Alá Akbar (Deus é grande, em árabe)", disse o porta-voz da polícia Micky Rosenfeld.

"Um guarda de segurança atirou várias vezes contra o suspeito, que não resistiu aos ferimentos", completou.

A ação aconteceu 7h55 (hora local) na praça diante do Muro, onde muitos fiéis cumpriam a oração matinal antes do sabbath, naquele que é o lugar mais sagrado para o judaísmo.

Segundo a rádio pública, o segurança afirmou que homem retirava algo do bolso enquanto gritava e pretendia atacá-lo. A polícia, no entanto, não teria encontrado nenhum objeto suspeito no corpo da vítima, informou a rádio.

Um médico relatou ao site do jornal "Yedioth Ahronoth" que o homem, de 45 anos, sofreu vários disparos na parte superior do corpo, e que tinha morrido por causa dos ferimentos antes de chegar ao serviço de urgência médica.

A vítima é um judeu israelense conhecido nas imediações do Muro das Lamentações, onde costumava passar muitas horas do dia.

"Eu o conheço há três anos e sempre passeava por ali, protestando contra o governo. Nesta manhã estava sentado lendo o jornal como faz todos os dias", relatou uma testemunha ao "Ynet".

Outra testemunha afirmou que a vítima "sempre teve um comportamento estranho, mas que era conhecido" por todos.

Nos arredores do Muro das Lamentações é constante a presença de moradores de rua que pedem dinheiro aos peregrinos locais e estrangeiros que visitam o lugar, muitos deles fazendo profecias como a chegada do messias ou entoando passagens da Bíblia.

O porta-voz da polícia israelense, Miki Rosenfeld, declarou à Agência Efe que o caso está sendo investigado e que estão tentando esclarecer "as razões que levaram o vigilante a atirar". 

O Muro das Lamentações, cujo nome em hebraico significa literalmente Muro Ocidental, é um local sagrado para os judeus por ser um dos poucos vestígios do Segundo Templo, que foi destruído pelos romanos no ano 70 depois de Cristo. (Efe e AFP)