Topo

Após pressão de Obama, premiê israelense concorda em cessar-fogo com palestinos

Do UOL, em São Paulo

21/11/2012 16h49Atualizada em 21/11/2012 18h07

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta quarta-feira (21) que aceitou o cessar-fogo entre o Exército de Israel e milícias palestinas, anunciado no Cairo, por recomendação do presidente norte-americano, Barack Obama.

"O primeiro-ministro falou com o presidente Obama e aceitou sua recomendação de dar uma oportunidade à proposta egípcia de cessar-fogo", afirmou um comunicado do escritório de Netanyahu. O premiê também “agradeceu ao presidente dos EUA seu apoio durante a operação e sua ajuda no sistema (antimísseis) Cúpula de Ferro", continuou a nota.

Obama, por sua vez, conversou hoje por telefone com Netanyahu para felicitá-lo por aceitar o cessar-fogo. “O presidente elogiou o primeiro-ministro por aceitar a proposta egípcia de cessar-fogo, e também reiterou que Israel mantém o direito de defender-se”, indicou um comunicado da Casa Branca, sede do governo americano, em Washington.

O cessar-fogo foi anunciado no Cairo, capital do Egito, pelo chanceler egípcio, Mohamed Kamel Amr, e pela secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton. No anúncio, Hillary agradeceu o Egito por assumir uma posição de "responsabilidade e liderança" na região. "Esse é um momento crítico para a região. O novo governo do Egito está assumindo a responsabilidade e a liderança que há muito tem feito deste país uma pedra angular para a estabilidade regional e a paz", disse.

"Os esforços resultaram em entendimentos de um cessar-fogo para restabelecer a calma e por fim ao banho de sangue visto nesse período”, acrescentou.

Hillary se reuniu nesta quarta por mais de duas horas com lideranças egípcias, entre elas o presidente do país, Mohammed Mursi.

Obama também ligou para Mursi para agradecer seus “esforços para alcançar um cessar-fogo duradouro” entre israelenses e palestinos na faixa de Gaza. O presidente americano destacou a “liderança pessoal” de Mursi nas negociações, indicou o comunicado da Casa Branca.

Por último, Obama reafirmou a “estreita aliança entre os Estados Unidos e o Egito, e deu as boas-vindas ao compromisso de Mursi pela segurança regional”.

A cessação das hostilidades deve começar a partir das 21h locais (17h de Brasília).

Histórico

Os confrontos entre israelenses e palestinos já duram oito dias. O Exército de Israel lançou a operação Pilar de Defesa na quarta-feira passada (14), sob a justificativa de pôr fim aos ataques de foguetes palestinos, a partir de Gaza, contra o território israelense. Do lado palestino, ao menos 147 morreram. Do lado israelense, foram cinco.

O confronto marcou a primeira vez em que os foguetes palestinos ameaçaram Tel Aviv, a capital israelense, e a histórica Jerusalém. Tel Aviv não sofria um atentado desde abril de 2006, quando um homem-bomba palestino matou 11 pessoas em um terminal de ônibus.

Além disso, horas antes do anúncio do cessar-fogo, um ônibus sofreu um ataque a bomba, na área central de Tel Aviv. Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas.

Por sua vez, o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou que o governo apoiará todos os que desejarem deixar as regiões de conflito. Ele informou que uma equipe do ministério acompanha a situação e está a postos para ajudar os brasileiros que quiserem deixar a região. Os brasileiros deverão deixar por terra a região em direção ao Egito, considerado o único caminho possível.

Íntegra

A seguir, veja a íntegra do acordo de cessar-fogo entre Israel e os palestinos da faixa de Gaza, selado nesta quarta-feira, com mediação do Egito. O texto foi distribuído pela presidência egípcia.

"Acordo de Entendimento para um Cessar-Fogo na Faixa de Gaza

1: (sem título para esse item)

A - Israel deve interromper todas as hostilidades por terra, mar e ar da Faixa de Gaza, incluindo incursões e ataques contra indivíduos.

B - Todas as facções palestinas devem interromper todas as hostilidades a partir da Faixa de Gaza contra Israel, incluindo ataques com foguetes e ataques ao longo da fronteira.

C - Abertura dos postos de fronteira, facilitação dos movimentos de pessoas e transferência de produtos, evitar restrições à livre movimentação de moradores e ataques contra residentes em áreas de fronteiras, e os procedimentos de implementação devem ser tratados após 24 horas do início do cessar-fogo.

D - Outras questões conforme solicitadas devem ser tratadas.

2: Mecanismos de implementação

A - Estabelecer a 0h para que o entendimento do cessar-fogo entre em vigor.

B - O Egito deve receber garantias de todas as partes de que cada parte se compromete com o que foi aceito acima.

C - Cada parte deve se comprometer a não realizar nenhum ato que viole esse entendimento. Em caso de quaisquer observações, o Egito como patrocinador deste entendimento deve ser informado para acompanhar."