Topo

Esquecido por Bolsonaro, Daniel Silveira tem julgamento hoje na Câmara

Daniel Silveira deixa superintendência da PF - Herculano Barreto Filho/UOL
Daniel Silveira deixa superintendência da PF Imagem: Herculano Barreto Filho/UOL

Do UOL, em São Paulo*

18/02/2021 23h05

A Câmara dos Deputados agendou para hoje, às 17h, o julgamento sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Enquanto isso, pelo segundo dia seguido, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o Palácio do Planalto seguiram em silêncio sobre o até então aliado.

Na tradicional live de quinta-feira, Bolsonaro citou a PF apenas para falar de uma grande apreensão de cocaína e exaltou a redução dos impostos sobre bicicletas.

O dia de Silveira: prisão mantida, celulares apreendidos e transferência

Nesta quinta, o caso teve três novos desdobramentos importantes:

Reuniões entre poderes contra nova crise

O dia também foi de muita articulação política sobre o caso para evitar uma nova crise institucional. O presidente da Câmara esteve com o presidente Bolsonaro de manhã, mas o teor da conversa não foi divulgado oficialmente, mas foi apurado que Arthur Lira (PP-AL) informou o presidente de que a prisão do deputado deverá ser mantida.

Logo cedo, Arthur Lira foi ao Twitter e não disse nem sim nem não sobre a prisão de Silveira, mas afirmou que "não haverá nunca crise entre as instituições". À noite, após reunião com o presidente do STF, Luiz Fux, que estaria previamente agendada, Lira disse que não há crise e que caberá à Câmara decidir sobre a prisão "soberanamente" e que o caso Silveira é "absolutamente fora da curva".

Mudança de clima sobre prisão em 24h

O clima político sobre a prisão de Silveira mudou da água para o vinho em 24h.

Enquanto na quarta, o prognóstico era de que a Câmara estudava relaxar a prisão de Silveira sem ferir o STF, convertendo a prisão em medidas restritivas com a condição de abrir processo no Conselho de Ética, hoje a tendência é de que a prisão seja mantida com eventual relaxamento sendo determinado posteriormente pelo STF.

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM) chegou a dizer que o caso merece punição exemplar, com a suspensão ou cassação de Silveira, apesar de ainda ter dúvidas sobre se houve o flagrante.

* Com agências de notícias