Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Franceses inauguram 'Rua Dr. Sócrates' no coração da Olimpíada de Paris

Sócrates terá uma rua na França. Neste sábado, a homenagem irá ocorrer na cidade de Saint Ouen, na periferia de Paris e epicentro dos Jogos Olímpicos de 2024.

A "Rue Doutor Sócrates" ficará dentro da Vila Olímpica que, depois de receber os atletas, irá se transformar num bairro. O evento de inauguração da rua contará com ministros e autoridades francesas, além de Marcelo Freixo, Raí, filhos do ex-jogador, Washington Olivetto e líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Raí destaca que, apesar de Sócrates nunca ter jogado na França e de ser um ídolo em vários outros países, "não é coincidência" que a primeira rua do mundo em homenagem ao seu irmão seja uma iniciativa dos franceses.

"A história da Revolução Francesa, os direitos humanos, toda a história da França humanista, de resistência, tudo isso se identifica muito com a própria história do Sócrates", disse o ex-craque do PSG e do São Paulo.

"Não é só o que vai ficar como o legado da Olimpíada, mas também uma identificação com todos os valores que a França também representa", completou.

O evento ainda vai marcar a inauguração de uma tela gigante da artista brasileira Rafa Mon, com o rosto de Sócrates e que ficará exposta durante a Olimpíada. O painel de quase 500m² vai estar em um edifício emblemático de St. Ouen de 20 andares e que pode ser vista até da Basílica de Sacre Coeur, um dos principais marcos turísticos de Paris.

"Retratar com meus traços e cores uma figura como o Dr Sócrates é uma honra", disse a artista. "Além de ser corintiana, eu sempre me identifiquei com as lutas e bandeiras que ele levantou durante sua vida. Poder representá-lo na França em um painel gigantesco que vai ficar exposto durante os jogos olímpicos é com certeza o trabalho mais emocionante e importante da minha vida", admitiu.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes