EUA sabotam Brasil na ONU e estimulam massacre em Gaza
Após os Estados Unidos vetarem a proposta do Brasil na ONU para resolução sobre o conflito na Faixa de Gaza, o colunista do UOL Kennedy Alencar afirmou que o Brasil foi sabotado. Durante o programa Análise da Notícia, ele ainda destacou que a decisão norte-americana acaba estimulando um massacre no local.
Estados Unidos sabotaram o Brasil na ONU e estão estimulando um massacre em Gaza.
Kennedy Alencar
Outro veto norte-americano já aconteceu anteriormente. Em 2011, os Estados Unidos também vetaram uma articulação de Brasil e Turquia sobre um acordo nuclear no Irã.
Na época, Estados Unidos e França sabotaram o acordo preparado pelo Brasil e, pouco tempo depois, os próprios Estados Unidos tentaram um novo acordo quase nos mesmos moldes.
EUA não querem Brasil como potência global. Após o veto sobre a resolução do Brasil para o conflito na Faixa de Gaza, fica a impressão que os Estados Unidos querem o Brasil como uma potência regional, apenas na América Latina, admitindo, no máximo, ser uma voz global na questão ambiental.
Quando o assunto é o jogo geopolítico, eles sabotam o Brasil.
Brasil fez sua parte. Ao conseguir o apoio de 12 países, incluindo membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU como França e China, o Brasil fez sua parte.
A China, inclusive, fez uma crítica muita dura aos Estados Unidos dizendo que, durante 40 horas de discussão, a representante dos Estados Unidos não colocou nenhuma objeção à resolução brasileira.
Estímulo ao massacre. O veto dos Estados estimula um massacre, que é exatamente o que já está acontecendo em Gaza com 3.600 mortes que aumentam a todo momento.
Houve muitos protestos em frente a embaixadas dos Estados Unidos em países árabes e o veto foi uma atitude irresponsável. O veto, inclusive, mostra que o atual modelo de governança não funciona, uma vez que uma superpotência tem poder de vetar uma decisão mesmo diante de quase um consenso.
Biden fez uma aposta eleitoral. Ao usar o direito de veto, Joe Biden fez uma aposta eleitoral para ganhar votos nos Estados Unidos, tendo em vista que Donald Trump possui uma postura bastante radical em relação a políticas migratórias e ao conflito no Oriente Médio.
Biden sabotou a ONU e o Brasil para tentar ganhar votos em seu país, uma vez que a disputa eleitoral se aproxima.
***
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberVeja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário