Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pega fogo a discussão dos preços da Petrobras - e mais destaques da semana

Edifício sede da Petrobras - Fernando Frazão/Agência Brasil
Edifício sede da Petrobras Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Pra começar a semana

Colunista do UOL

19/06/2022 17h41Atualizada em 19/06/2022 17h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é parte da versão online da edição deste domingo (19/6) da newsletter Pra Começar a Semana. Na newsletter completa, apenas para assinantes, você confere uma curadoria dos principais temas em discussão no Congresso, as ações julgadas pelos tribunais superiores, a agenda do exterior, a lista de eventos esportivos, as estreias na telona e na telinha e mais. Para se inscrever, clique aqui.

Depois da pedrada da Petrobras no preço do diesel, as medidas tentadas por Bolsonaro (que deve sancionar amanhã, segunda, o teto do ICMS sobre combustíveis) e pelo Congresso terão algum efeito? Vai para a frente iniciativa de deputados de criar um fundo de estabilização dos preços, bancado por imposto sobre a exportação de petróleo? Sai a CPI da Petrobras? Os caminhoneiros, que já andavam descontentes, vão fazer alguma coisa, além de criticar?
...............
Olhos na Amazônia, por causa do assassinato de Bruno Pereira e Dom Phillips. Depois da descoberta dos corpos, falta descobrir quem mais participou do crime - e quem mandou matar os dois. Além do caso, o que mais ganhará atenção na região, alvo do crime organizado e de vários tipos de atividades ilegais?
...............
Pandemia. Nos próximos dias deve sair a liberação da quarta dose da vacina contra covid para quem tem mais de 40 anos - e depois, para maiores de 18 anos.
...............
Gilberto Gil. Festa no domingo, pelos 80 anos do cantor e compositor. Prévia na telinha.
...............
Invasão da Ucrânia.
Terá alguma resposta da Rússia o acelerado processo de adesão da Ucrânia à União Europeia? O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, tem razão ao falar em "fadiga da Ucrânia"? Para a Otan, a guerra será longa.
...............
Cinema. Estreia Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, filme de trama mirabolante, elogiadíssimo pela crítica.
...............
Esporte.
No futebol, a semana começa quente, com o clássico São Paulo X Palmeiras no Brasileirão - repetido na quinta, na Copa do Brasil. Duelo em dose dupla também de Corinthians e Santos, quarta e sábado. Mais: Atlético-MG X Flamengo, na quarta. E continua o Mundial de Esportes Aquáticos.
...............
Inverno.
Começa na terça.
...............
São João. Sexta, dia 24. Quermesses à vista.
...............
Faltam 104 dias para o primeiro turno das eleições.
...............

Boa semana

******************

LEIA MAIS NA NEWSLETTER