Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Haddad preside reunião do G20 com ministros de finanças em São Paulo

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.

O Brasil será representado pelo ministro Fernando Haddad e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. No Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, os debates vão reunir ministros e chefes de bancos centrais das 19 maiores economias do mundo, mais União Europeia e União Africana.

A Trilha de Finanças do G20 propõe discutir o papel de políticas públicas no combate às desigualdades. Haddad faz o discurso de abertura, na quarta, sobre este tema, em linha com as prioridades do Brasil na presidência do G20, citando experiências nacionais e acordos de cooperação internacional. Também na quarta, Campos Neto vai presidir sessão sobre crescimento econômico, emprego e inflação. Dos EUA, vem a secretária do Tesouro, Janet Yellen, e da Alemanha o ministro Christian Lindner. Leia na Folha de S.Paulo.

********************************

SEGUNDA, 26

Em São Paulo, começa a reunião prévia da Trilha de Finanças dos países do G20 com os chamados deputies, os chefes em nível vice-ministerial de finanças e bancos centrais. Tatiana Rosito, embaixadora e secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, vai representar o Brasil.

***********************************

TERÇA, 27

O IBGE divulga na terça o IPCA-15 de fevereiro; em janeiro, o índice registrou alta de 0,31%. Para 12 meses, até janeiro, a alta nos preços está em 4,47%.

Continua após a publicidade

No Senado, a Comissão de Educação vota na terça a criação do Marco Legal de Jogos Eletrônicos.

Empossado na semana passada, o ministro Flavio Dino começa a julgar na 1ª Turma do STF, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Na terça, o plenário do TSE começa a discutir as resoluções para as eleições de 2024. Está agendada para 12 de março uma reunião com todos os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs).

Eleitores dos EUA votam na terça nas primárias do estado de Michigan. Na Carolina do Sul, entre os republicanos, Donald Trump venceu a ex-governadora Nikki Haley com cerca de 60% dos votos.

Pela Libertadores, Red Bull Bragantino enfrenta Águilas Doradas às 21h30 de terça, em Bragança Paulista; no jogo de ida os times ficaram em 0 a 0. Acompanhe na tabela.

*****************************************

Continua após a publicidade

QUARTA, 28

A Fundação Getúlio Vargas divulga na quarta o IGP-M de fevereiro; em janeiro, o índice registrou desaceleração em relação a dezembro.

Na Câmara dos Deputados, sessão solene faz homenagem aos 40 anos do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra); a sessão foi convocada por Luiza Erundina, do PSOL, e três deputados petistas: Valmir Assunção, João Daniel e Dionilso Marcon.

Em Georgetown, capital da Guiana, o presidente Lula participa do encerramento da 46ª Cúpula do Mercado Comum e Comunidade no Caribe (Caricom). Estão previstas reuniões bilaterais durante a viagem, uma delas com o presidente Irfaan Ali, segundo o Ministério das Relações Exteriores. Os ministros Mauro Vieira e Simone Tebet estão na comitiva.

Agora nas oitavas de final, a Copa da Inglaterra tem três jogos na quarta: Chelsea x Leeds United às 16h30, Nottinhgham Forest x Manchester United às 16h45 e Liverpool x Southampton às 17h.

Pelo Paulistão, jogam na quarta Portuguesa x Palmeiras, às 19h30, e Inter de Limeira x São Paulo, às 21h35.

Continua após a publicidade

Aurora e Botafogo ficaram em 1 a 1 na semana passada, pela Libertadores, e voltam a se enfrentar na quarta, às 21h30, no estádio Nilton Santos.

Com gol de Duda Santos, a seleção brasileira feminina venceu a Colômbia por 1 a 0 e enfrenta o Panamá na madrugada de quarta, às 0h15, pela Copa Ouro. Os jogos acontecem em San Diego, na Califórnia, e o Brasil lidera o grupo B com duas vitórias.

***********************

QUINTA, 29

Será no Maracanã, no Rio, o jogo entre Fluminense x LDU que define o campeão da Recopa Sul-Americana, às 21h30; em Quito, o tricolor das Laranjeiras perdeu por 1 a 0, e precisa de dois gols de diferença para levar a taça.

Após muitos adiamentos, a segunda parte de Duna chega aos cinemas. A ficção científica do diretor canadense Denis Villeneuve volta com Thimothée Chalamet, Zendaya, Javier Barden e Rebecca Ferguson no elenco. Em Paris, Chalamet, que divulgou o filme em São Paulo, afirmou que seu personagem se transforma internamente em um líder. "O mais importante para um homem de poder é o que ele guarda dentro de si", refletiu o ator. Leia aqui. Entre as estreias da semana também estão dois indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro: Dias Perfeitos, novo longa de Wim Wenders, e o italiano Eu, Capitão.

Continua após a publicidade

**************************

SEXTA, 1º

O IBGE divulga na sexta os números do PIB brasileiro no quarto trimestre de 2023, o que permite obter a taxa do ano, crescimento que no terceiro trimestre estava em torno de 3,2%.

Em Kingston, na ilha de São Vicente e Granadinas, Lula participa na sexta da abertura da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Celac, a Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos.

A temporada de 2024 da Fórmula 1 está começando e os treinos classificatórios para o GP do Bahrein acontecem a partir das 13h de sexta.

*************************

Continua após a publicidade

SÁBADO, 2

Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 começa às 12h, com transmissão da Band.

Pelo Paulistão, tem Corinthians x Santo André às 16h de sábado, e no domingo jogam Red Bull Bragantino x Santos, às 18h e São Paulo x Palmeiras às 20h.

O festival de punk pop I Wanna Be Tour reúne 12 atrações e faz turnê por cinco cidades: São Paulo no sábado (2), Curitiba no domingo (3), Recife na quarta (6), Rio no sábado (9) e Belo Horizonte no domingo (10). São bandas nacionais e internacionais: Simple Plan, A Day To Remember, The All-American Rejects, All Time Low, The Used, Asking Alexandria, NX Zero, Pitty, Boys Like Girls, Mayday Parade, Plain White T's e Fresno.

Boa semana!

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes