Lula não disse que foi tratado no SUS; vídeo foi editado

Um vídeo que circula nas redes sociais fora de contexto mostra o presidente Lula supostamente dizendo que foi tratado no SUS.

O presidente se referia ao relato de um amigo.

O que diz o post

"Pai da mentira. Velho mentiroso. Foi tratado no Sírio Libanês", diz texto sobreposto ao vídeo.

Nas imagens, Lula afirma: "Eu fui tratado pelo SUS e estou orgulhoso pelo tratamento dignificante que eu recebi do nosso SUS. Diga para ela que eu fui tratado como se fosse tratado num país que tratasse as pessoas como se fosse de primeira classe".

Na sequência, é exibido um trecho de uma reportagem da revista Oeste em que a apresentadora diz: "O governo contratou um serviço de plano de saúde milionário para ministros, juízes e servidores do TSE. Serão gastos quase R$ 80 milhões. O contrato com a Unimed tem duração de três anos."

Por que é distorcido

Trecho do vídeo está fora de contexto. Ao discursar na Conferência Nacional de Saúde em 5 de julho (aqui), Lula falou, na verdade, sobre a experiência de um amigo tratado pelo SUS. A fala original é:

"Fiquei sabendo que um grande companheiro nosso esteve com problema de saúde [...] Liguei para saber como ele estava e ele falou: 'Presidente Lula, diga para a ministra Nísia [Trindade, da Saúde] que eu estava com problema de saúde, mas fui no médico, fui no hospital e fui tratado pelo SUS. E estou orgulhoso pelo tratamento dignificante que eu recebi do nosso SUS'".

O evento foi transmitido ao vivo. É possível ouvir a fala original a partir de 1:03:07:

Continua após a publicidade

Unimed é contratada pelo TSE. A reportagem da revista Oeste sobre o plano de saúde para ministros, juízes e servidores do TSE é verdadeira (aqui). Mas, ao contrário do que sugere o post, a licitação para contratação da Unimed por R$ 76 milhões não é de responsabilidade de Lula, chefe do Poder Executivo, mas do TSE, órgão do Poder Judiciário (aqui). O Presidente da República não tem ingerência sobre a Corte.

Lula costuma ser atendido no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (aqui), e em Brasília (aqui) —no último dia 26, Lula fez procedimento no Sírio-Libanês em Brasília (aqui).

O UOL Confere aplica o selo distorcido a conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

Viralização. Compartilhado em 6 de julho no Instagram, o conteúdo soma 3,2 mil curtidas e 668 comentários.

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes