É falso que Coca-Cola, Fanta Uva e Fanta Laranja levaram pessoas a hospital

É falso que supostas "substâncias tóxicas" presentes nos refrigerantes Coca-Cola, Fanta Uva e Fanta Laranja levaram 23 pessoas a ficarem internadas, conforme publicações que circulam nas redes sociais.

As substâncias citadas nem mesmo existem e não foram analisadas pelo Grupo Fleury, segundo apuração do UOL Confere.

O boato existe pelo menos desde 2015 (aqui).A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Um texto que circula nas redes sociais diz que 23 pessoas estão internadas por ingerirem "grande quantidade de Fenofinol, Almeido e Voliteral", substâncias tóxicas supostamente presentes nos refrigerantes Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola. Além disso, os doentes estariam internados no Hospital das Clínicas de São Paulo. Veja a íntegra da mensagem:

A Rafaella trabalha em alguns hospitais de SP e por lá a notícia é menos camuflada. Os doentes estão internados no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Leiam e repassem esta informação...
ALERTA GERAL
Não beba FANTA UVA, FANTA LARANJA E COCA COLA
Notaram que a propaganda parou? Por quê?
Reparem? A propaganda quase não se vê mais na mídia? Porque será???
Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem estes refrigerantes
Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga.
Fato já está confirmado:Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto (ânus) .
Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de desses refrigerantes
Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, Almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer.
Segundo Dr. Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais os citados refrigerante.
A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante.
Pelo amor de "DEUS"? Passem esta mensagem para frente.
Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo.
Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.
Monique Freitas
Soc.Bras.de Cardiologia/Secretaria.
Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem.

Por que é falso

Substâncias tóxicas citadas na mensagem sequer existem. A "fenofinol", "almeido" e "voliteral" não existem e não são encontradas em livros técnicos de referência para substâncias químicas, disse a Coca-Cola em nota ao UOL Confere. Veja:

A Coca-Cola Brasil esclarece que são falsas as mensagens compartilhadas na internet e em aplicativos de conversa sobre prejuízos à saúde causados pela ingestão de Fanta Uva, Fanta Laranja e Coca-Cola. Todos os produtos do portfólio da Companhia atendem aos mais rígidos controles de qualidade e às determinações legais em vigor, e todos os ingredientes presentes nos produtos são declarados nos rótulos. Vale ressaltar que as substâncias "fenofinol", "almeido" e "voliteral", indicadas como causadoras da suposta intoxicação, não existem e não são encontradas em livros técnicos de referência para substâncias químicas.
Coca-Cola, em nota

Continua após a publicidade

Hospital não teve internações por esse motivo. Não foram registradas internações por consumo de refrigerante no Hospital das Clínicas de São Paulo, segundo a unidade de saúde, em nota ao UOL Confere. "O Hospital das Clínicas da FMUSP informa que é inverídica a informação de que 23 pessoas foram internadas por intoxicação por ingestão de refrigerante. Não há qualquer registro deste acontecido na unidade".

Testes não foram feitos pelo Grupo Fleury. Ao UOL Confere, o instituto negou que tenha feito testes com refrigerantes e ressaltou que o boato é antigo. "O Fleury Medicina e Saúde declara que se trata de boato que circula na Internet há mais de 15 anos, com algumas variações sobre o nome das instituições e dos produtos citados. A empresa reitera que nunca realizou testes com esse refrigerante e alerta os seguidores das redes sociais para a importância de sempre checar informações sobre saúde com fontes que são referência no setor".

O conteúdo também foi checado por Aos Fatos, em 2019 (aqui), e pelo Boatos, em 2020 (aqui).

Consumo excessivo de refrigerante

Refrigerante faz mal à saúde. Classificado como um alimento ultraprocessado, ou seja, uma formulação industrial composta por substâncias como açúcar, corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e outros aditivos, os refrigerantes não oferecem vantagens nutricionais. Apesar da alta proporção de água, o açúcar e os aditivos que o compõem não permitem que ele seja considerado fonte de hidratação. Veja na matéria de VivaBem (aqui).

  • Uma latinha de refrigerante de 350 ml corresponde a 10 colheres de chá de açúcar, a quantidade total recomendada por dia para adultos.
  • 1 em cada 10 mortes por todas as doenças evitáveis têm relação com alimentos processados.
Continua após a publicidade

Como seu corpo reage

Dadas a sua formulação, apresentação e acessibilidade, a bebida tende a ser consumida em excesso, o que pode facilitar alterações indesejadas e efeitos adversos. Os principais são:

  • Morte prematura
  • Obesidade
  • Doenças arteriais coronarianas
  • Diabetes
  • Alguns tipos de câncer
  • Gordura no fígado
  • Cáries
  • Perda óssea

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes