Starlink não tem internet vitalícia; golpe usa Nikolas Ferreira e Podpah
É falso que a Starlink possua algum plano de internet vitalícia. Todos os planos comercializados pela empresa no Brasil são mensais, como é possível verificar no site oficial.
Falsos anúncios que circulam nas redes sociais oferecendo internet da Starlink sem mensalidade são golpes.
O que diz o post
Vídeos usam as imagens e vozes adulteradas do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) e do geofísico e youtuber Sergio Sacani, este último durante entrevista no podcast Podpah.
No vídeo manipulado, os dois falam o mesmo texto que diz o seguinte: "Elon Musk está distribuindo internet grátis no Brasil inteiro quase que de graça. Só é preciso pagar o plano da Starlink uma única vez que a antena chega diretamente na sua casa e funciona de qualquer lugar do mundo (...) O pagamento é feito uma única vez e você tem internet vitalícia".
As publicações direcionam para um link suspeito.
Por que é falso
Não existe plano de internet vitalício da Starlink. Todos os planos comercializados pela empresa no Brasil são com pagamentos mensais, além do equipamento. É possível consultar os planos no site oficial da empresa (veja aqui).
É possível identificar que se tratam de vídeos manipulados porque não há sincronia entre a boca de quem está falando e o texto que está sendo dito. Além disso, as vozes parecem mecanizadas.
O golpe. No site Reclame Aqui é possível encontrar registros de consumidores que afirmam que compraram o "plano vitalício" por R$ 184 e não receberam o produto. As reclamações são direcionadas à página oficial da Starlink (aqui). Em resposta a um consumidor, a Starlink disse que não se responsabiliza por compras feitas em sites de terceiros.
Nikolas Ferreira convoca para ato. O vídeo original do deputado usado no golpe está nas redes sociais dele e foi postado em 25 de novembro de 2023. Nele, Nikolas Ferreira convoca aliados para um ato na avenida Paulista, em São Paulo. Veja abaixo:
Recorte do Podpah. Um dos vídeos usados para divulgar o plano falso é da participação de Sergio Sacani no podcast Podpah. Ele aparece no programa com a mesma roupa do vídeo usado no post desinformativo em uma registro de abril de 2021. Veja abaixo:
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e AFP Checamos.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberOutras desinformações envolvendo a Starlink
O UOL Confere desmentiu recentemente outras alegações falsas envolvendo o nome da empresa de internet do bilionário Elon Musk. Entre elas, a de que a empresa estaria distribuindo internet de graça a quem respondesse a um quiz online (leia aqui) e que seria o único serviço de internet disponível no Rio Grande do Sul depois das enchentes (leia aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.