Brasil repatriou homens, mulheres e crianças da Faixa de Gaza e do Líbano
Os aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) não repatriaram apenas homens vindos do Oriente Médio, como afirmam postagens publicadas nas redes sociais.
Imagens da chegada dos voos e do desembarque dos repatriados comprovam que tanto homens como mulheres e crianças foram trazidos da Faixa de Gaza e do Líbano após a escalada dos conflitos entre Israel e os grupos terroristas Hamas e Hezbollah.
A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
A publicação contém o seguinte título: "*LULA ESTÁ TRAMANDO ALGUMA COISA RUIM*"
"Ontem, 22/10/2024, chegou Ao Brazil o ultimo avião com refugiados do Oriente Médio. Eram somente homens. Até a data de ontem, haviam chegado 7 aviões de palestinos retirados da Faixa de Gaza pelo governo brasileiro, num um total de 1300 homens, sem mulheres ou crianças no grupo. Segundo o Serviço de Inteligência de Israel, são todos guerrilheiros do Hamas. Cuidem-se brasileiros o governo do amor esta abrigando terroristas palestinos no Brasil. Guerrilheiros!", diz a mensagem a seguir.
Uma imagem de Lula à frente de um grupo de homens armados e com o rosto coberto completa o post.
Por que é falso
Itamaraty confirma que voos trouxeram crianças e idosos. Ao UOL Confere, o Ministério das Relações Exteriores explicou que "não dispõe de listas de passageiros desagregadas por sexo". "Informa-se, entretanto, que, já retornaram ao Brasil, nos nove voos que pousaram em São Paulo, 211 idosos, 432 crianças (2 a 12 anos), 67 bebês (até 2 anos), 15 gestantes e 186 pessoas com deficiência".
Fotos mostram desembarque de mulheres e crianças vindas do Líbano este ano. Nas notas da FAB referentes à chegada de pessoas vindas do Líbano, é possível notar a presença não apenas de homens, mas também de mulheres, crianças, idosos e animais de estimação (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e abaixo), assim como na cobertura da imprensa (aqui, aqui, aqui e abaixo).
Repatriados da Faixa de Gaza, homens e mulheres, vieram no ano passado. As últimas pessoas que vieram da região em voos da FAB chegaram ao Brasil no ano passado, e não neste ano, como insinuam as publicações enganosas. Ao todo, a operação "Voltando em Paz" trouxe de Israel 1.555 pessoas e 53 animais de estimação em treze voos, além de levar ajuda humanitária (aqui).
Aviões da FAB já trouxeram mais de 1.800 pessoas do Líbano. Até o momento, foram resgatadas 1.859 pessoas e vinte animais de estimação desde o início da operação Raízes do Cedro, vindas em nove voos. Também foram enviadas mais de 85 toneladas de medicamentos e de cestas básicas ao país (aqui).
Cerca de 3.000 brasileiros pediram ajuda para deixar o Líbano. O levantamento preliminar foi informado por fontes do Itamaraty ao colunista do UOL Jamil Chade, mas sem fornecer a quantidade exata de pedidos (aqui). O governo estima que 20 mil brasileiros vivam no Líbano. O Itamaraty mantém contato com brasileiros e seus familiares, além de verificar a necessidade de novos voos de repatriação. A capacidade operacional é de trazer 500 pessoas por semana (aqui).
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberIsrael intensificou ataques ao Líbano. O conflito entre as Forças Armadas israelenses e o grupo terrorista libanês Hezbollah cresceu nas últimas semanas, com seguidos bombardeios na região sul do Líbano, no vale do Beqaa e na capital Beirute. Na quarta (30), Israel disse ter matado Mustafa Ahmad Shahadi, vice-comandante da força de elite do Hezbollah no Líbano (aqui). Em 27 de setembro, as forças israelenses assassinaram Hassan Nasrallah, líder do grupo xiita (aqui). O Hezbollah anunciou Naim Qassem, seu número dois, como sucessor de Nasrallah no comando (aqui).
Este conteúdo também foi checado pela AFP.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.