Topo

Ibope em São Paulo: no 2º turno, Covas tem 47%, enquanto Boulos marca 35%

Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), adversários no 2º turno das eleições em São Paulo - Antônio Molina/Zimel Press/Estadão Conteúdo e Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo
Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL), adversários no 2º turno das eleições em São Paulo Imagem: Antônio Molina/Zimel Press/Estadão Conteúdo e Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/11/2020 18h37Atualizada em 18/11/2020 19h17

Atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) lidera as intenções de voto no segundo turno das eleições municipais, segundo aponta pesquisa Ibope divulgada hoje. É a primeira desde que os dois candidatos passaram ao segundo turno, no domingo. O tucano aparece com 47%, 12 pontos percentuais à frente de Guilherme Boulos (PSOL), que tem 35%.

Considerando a margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Covas tem entre 44% e 50%, enquanto Boulos varia entre 32% a 38%.

Brancos e nulos somaram 14%. Outros 4% não souberam ou preferiram não responder.

Porcentagem considerando votos totais:

  • Bruno Covas (PSDB): 47%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 35%
  • Brancos/nulos: 14%
  • Não souberam/não quiseram responder: 4%

Considerando apenas os votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e abstenções, a vantagem de Covas é um pouco maior, de 16 pontos percentuais. Neste cenário, o atual prefeito tem 58% das intenções de voto, e Boulos, 42%.

Para ser eleito em segundo turno, um candidato precisa atingir 50% mais um do total de votos válidos —a maioria simples.

Porcentagem considerando votos válidos:

  • Bruno Covas (PSDB): 58%
  • Guilherme Boulos (PSOL): 42%

Destaque por segmento

Covas se destaca principalmente entre aqueles que avaliam sua gestão como ótima ou boa: 78% dos eleitores deste grupo dizem querer reeleger o prefeito. Ele também sobressai entre católicos (54%) e entrevistados de 55 anos ou mais (54%).

Já Boulos é o favorito entre os eleitores que avaliam a administração atual como ruim ou péssima, alcançando 50% das intenções de voto deste segmento. O psolista ainda se destaca entre os eleitores que não são católicos nem evangélicos (45%).

O Ibope conversou com 1.001 pessoas entre os dias 16 e 18 de novembro, de forma presencial. Encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) sob o protocolo SP-05645/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.

O dia dos candidatos

Pela manhã, Covas participou de um ato de campanha no Jardim Ângela, extremo sul de São Paulo. Durante a caminhada, o prefeito negou ter simpatia pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e repreendeu o aliado e ex-deputado federal Ricardo Trípoli (PSDB), que fez ataques a Boulos.

"Falei que não era esse tipo de atitude que eu quero ver na campanha eleitoral, vamos manter o mesmo bom nível do primeiro turno", afirmou.

Já Boulos caminhou do Mosteiro de São Bento ao Theatro Municipal, no centro da capital paulista. Ele estava acompanhado de Jilmar Tatto (PT) e Orlando Silva (PCdoB), derrotados no primeiro turno, que levaram suas respetivas militâncias.

A concentração de pessoas desrespeitou, mais uma vez, o distanciamento social. Questionado, Boulos disse que sua campanha está tomando os cuidados necessários. "Tem equipe orientando, a gente não tem feito uma convocação pelas redes sociais para as agendas", justificou.