Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora

Guerra entre Rússia e Ucrânia entra no 11º dia; veja imagens do conflito

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

06/03/2022 11h15Atualizada em 06/03/2022 17h53

No 11º dia da invasão à Ucrânia, a Rússia negociou um segundo cessar-fogo com autoridades de Mariupol para permitir a saída de civis de áreas de conflito, mas o acordo falhou novamente. Autoridades da Rússia e Ucrânia trocam acusações mútuas de que não respeitaram a interrupção dos ataques.

A Rússia também intensificou os bombardeios em cidades ao redor da capital ucraniana, Kiev. Pela manhã, a Rússia bombardeou o único ponto para evacuação de civis no distrito de Irpin, a oeste de Kiev. Horas depois, oito mísseis russos destruíram o aeroporto de Vinnytsia, ao sudoeste.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, voltou a pedir que países do Ocidente criem uma "zona de exclusão aérea" ao redor do país. Assim, aeronaves russas poderiam ser abatidas por sistemas de defesa de países da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte)mas o bloco, entendendo que isso agravaria e aumentaria a dimensão do conflito, descarta a medida, por ora.

Já o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que sua campanha na Ucrânia está indo de acordo com o planejado e não terminará até que Kiev pare de lutar.

Putin falou ao telefone com o presidente turco, Tayyip Erdogan, e com o presidente francês, Emmanuel Macron, mas, como em outros esforços internacionais, eles não convenceram Moscou a cancelar a campanha.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou hoje relatório dizendo que a Rússia está atacando infraestrutura hospitalar, profissionais de saúde e pacientes. Pelo menos seis pessoas morreram em ataques a unidades de saúde desde o dia 24 de fevereiro.

Na Rússia, mais de 2 mil pessoas foram presas em protestos contra a guerra da Ucrânia. Os atos estão sendo incentivados pelo presidente ucraniano.

Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia: