Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia bombardeia instituto de Kharkiv que tem reator nuclear, diz Ucrânia

Chamas no Instituto de Física e Tecnologia, em Kharkiv - Reprodução/Twitter
Chamas no Instituto de Física e Tecnologia, em Kharkiv Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

10/03/2022 21h25Atualizada em 10/03/2022 22h11

O Parlamento da Ucrânia disse, na noite desta quinta-feira (10), que a Rússia bombardeou o Instituto de Física e Tecnologia de Kharkiv, no leste do país. De acordo com a entidade, a instituição tem um reator nuclear experimental. Ainda não se sabe se ele foi atingido.

De acordo com informações iniciais, um albergue vizinho ao prédio do instituto foi atingido e chamas foram vistas no local. O perfil do parlamento ucraniano no Twitter publicou um vídeo que mostra o fogo. Até o momento não há informações sobre vítimas.

A questão nuclear tem sido uma preocupação na guerra da Rússia com a Ucrânia, especialmente pelo controle russo das usinas de Chernobyl (ao norte) e Zaporizhzhia (ao sul). Nesta quarta-feira (9), a AIEA (Agência Internacional de Energia Nuclear) acendeu um alerta ao dizer que perdeu a comunicação com as duas usinas.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, afirmou, também esta quarta, que o país assumiu o controle tanto de Chernobyl, quanto de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa, para "evitar provocações nucleares por Kiev".

A AIEA também alertou para o risco da falta de energia elétrica na parte externa de Chernobyl. Segundo a Energoatom, companhia que opera as quatro usinas nucleares da Ucrânia, a falha no fornecimento de energia pode fazer com que o combustível nuclear estocado em Chernobyl aqueça e emita radiação pela Europa.

Ataques em Kharkiv

Segunda maior cidade da Ucrânia, com 1,4 milhão de habitantes, Kharkiv tem sido alvo de intensos ataques pelos militares russos desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. Somente na noite desta quarta, o município foi bombardeado cerca de 29 vezes, de acordo com o governo local.

Por volta das 22h, no horário local (17h, no horário de Brasília), um shopping na região central da cidade foi atingido. De acordo com a TV NEXTA, duas mulheres e duas crianças foram mortas na região de Slobozhansky.

Já durante a madrugada, ataques destruíram um gasoduto em North Saltivka, deixando 30% dos moradores da cidade sem gás. Um incêndio foi registrado no local.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

No dia 2, o prédio da sede da polícia de Kharkiv foi bombardeado por forças russas, matando pelo menos 25 pessoas e deixando mais de 100 feridas.

Um dia antes, outro ataque aéreo russo atingiu um prédio do governo ucraniano em Kharkiv, deixando pelo menos 10 mortos e 20 feridos.