Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora

Do UOL, em São Paulo

20/03/2022 13h41Atualizada em 20/03/2022 13h41

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia chega hoje ao 25º dia com um bombardeio russo que destruiu uma escola que abrigava 400 refugiados na cidade portuária de Mariupol, sudeste da Ucrânia, na manhã deste domingo (20), madrugada no Brasil.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou sobre uma terceira guerra mundial se as negociações com a Rússia falharem.

Zelensky disse, em entrevista à CNN, que as conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, são indispensáveis para o fim do conflito. "Estávamos perdendo pessoas diariamente, pessoas inocentes no chão. ... As forças russas vieram para nos exterminar, para nos matar", disse Zelensky.

"Infelizmente, nossa dignidade não vai preservar as vidas, então acho que temos que fazer qualquer formato, qualquer chance, então para ter... a possibilidade de conversar com Putin. Mas se essas tentativas falharem, isso significaria... uma Terceira Guerra Mundial", acrescentou Zelensky.

Enquanto isso, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu acredita que um acordo entre Rússia e Ucrânia está próximo.

"É certo que não é fácil chegar a um acordo enquanto a guerra está em curso, enquanto os civis são mortos, mas queremos dizer que os avanços negociais estão progredindo. Vemos que as partes estão próximas a um acordo", disse Cavusoglu.

Hoje, o Ministério da Defesa da Rússia disse ter usado mais um míssil hipersônico contra a Ucrânia no oeste do país, próximo à fronteira com a Romênia.

Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia: