Topo

Esse conteúdo é antigo

'Compromisso com a fé e ensinamentos cristãos', diz Lula sobre Bento 16

Lula em encontro com Bento 16; petista e pontífice estiveram juntos no Brasil e no Vaticano - Ricardo Stuckert
Lula em encontro com Bento 16; petista e pontífice estiveram juntos no Brasil e no Vaticano Imagem: Ricardo Stuckert

Do UOL, em São Paulo

31/12/2022 10h00Atualizada em 31/12/2022 12h07

Presidente eleito publicou uma mensagem nas redes sociais em que lamenta a morte do papa emérito. Ele tinha 95 anos e faleceu em um antigo convento dentro dos jardins do Vaticano, onde vivia desde 2013, ano em que renunciou.

Lula relembrou a visita de Bento 16 ao Brasil, em 2007, quando o petista era presidente, e disse que teve a oportunidade de conversar com o pontífice "sobre seu compromisso com a fé e ensinamentos cristãos".

Ele finaliza a mensagem desejando "conforto aos fiéis e admiradores do Santo Padre".

Bento 16 esteve no Brasil de 9 a 13 de maio de 2007. Durante a visita:

  • teve compromissos em São Paulo, em Aparecida (SP), onde canonizou Frei Galvão, e em Guaratinguetá (SP)
  • celebrou missas, encontrou-se com jovens, visitou uma fazenda para recuperação de dependentes químicos e abriu a 5° Celam (Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho)

Ele deveria ter vindo ao Brasil uma segunda vez, em 2013, para a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), no Rio de Janeiro. No entanto, renunciou ao cargo poucos meses antes. O evento em solo brasileiro foi o primeiro compromisso internacional de seu sucessor.

O papa emérito morreu às 9h34 (5h34 no horário de Brasília). O corpo será velado na Basílica de São Pedro a partir de segunda-feira (2), para receber o último adeus dos fiéis, anunciou o Vaticano.

O funeral será na quarta-feira (5), presidido pelo papa Francisco, na Praça de São Pedro, às 9h30 no horário local (5h30 de Brasília).

Acompanhe a trajetória do papa Bento 16