Topo

Esse conteúdo é antigo

Drone flagra 64 mil tartarugas-verdes próximo à costa da Austrália

Drone flagra 64 mil tartarugas-verdes próximo à costa da Austrália - Reprodução/CNN International/Twitter
Drone flagra 64 mil tartarugas-verdes próximo à costa da Austrália Imagem: Reprodução/CNN International/Twitter

Do UOL, em São Paulo

09/06/2020 17h03

Imagens aéreas feitas por um drone captaram a presença de 64 mil tartarugas-verdes nadando em época de nidificação, próximo à costa da Austrália.

Segundo a rede de TV americana CNN, pesquisadores do Departamento de Meio Ambiente e Ciência (DES), do governo de Queensland, fizeram as imagens utilizando um drone na maior colônia de tartarugas-verdes do mundo, em Raine Island, a cerca de 620 km de Cairns, considerada a porta de entrada para a Grande Barreira de Corais da Austrália. (Assista ao vídeo abaixo)

As tartarugas-verdes marinhas correm risco de extinção em grande parte do mundo, a maioria devido a detritos costeiros, perda de habitat, redes de pesca e poluição, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

Em 2018, pesquisadores constataram que a grande maioria desses animais na região seria fêmea por causa das temperaturas mais altas em consequência das mudanças climáticas, o que influencia no seu sexo durante a incubação.

A população de cerca de 200 mil fêmeas desovando na área ao longo da costa leste é uma das maiores do mundo, e poderia entrar em colapso sem mais machos, de acordo com um estudo publicado na revista científica Current Biology.