Topo

Dilma recebe aplauso discreto no 7 de Setembro; família não acompanha presidente

Guilherme Balza

Do UOL, em Brasília

07/09/2013 09h27Atualizada em 07/09/2013 10h24

Após desfilar em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios, na abertura do desfile de 7 de Setembro neste sábado, em Brasília, a presidente Dilma Rousseff recebeu aplausos tímidos ao chegar à tribuna de autoridades. Dilma usa uma blusa em tom verde militar para o desfile.

Na tribuna, de onde deve assistir ao restante do desfile, Dilma é acompanhada do vice-presidente, Michel Temer, do presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, e cerca de 20 ministros, como Garibaldi Alves (Previdência) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior). O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), também está ao lado da presidente.

Militares do Exército fazem pirâmide humana sobre moto

Nos anos anteriores, Dilma era acompanhada por sua filha, Paula, e seu neto, Gabriel, na tribuna destinada às autoridades. O Planalto não informa se a ausência dos familiares da presidente se deve ou não ao temor pelos protestos.

O desfile deste ano foi mais curto, com pouco mais de uma hora de duração, e não houve manifestações.

Havia o temor no Planalto de que Dilma fosse vaiada durante o desfile, o que não ocorreu. No último grande evento público de que participou, a abertura da Copa das Confederações em Brasília, em junho, no auge dos protestos que tomaram conta do país, Dilma foi vaiada pela torcida. Em um encontro com prefeitos, em julho, a presidente também recebeu vaias.

Na noite de ontem, em pronunciamento nacional em cadeia de rádio e televisão, a presidente reconheceu o direito da população em protestar. "A população tem todo o direito de se indignar com o que existe de errado e cobrar mudanças, mas há, igualmente, um Brasil de grandes resultados, que não podemos deixar de enxergar e reconhecer."

Segurança reforçada

Devido ao temor pelos protestos, o Planalto e o governo do Distrito Federal reforçaram a segurança do desfile.

Com quatro grandes eventos previstos para este sábado, e público estimado em mais de 150 mil pessoas, a Secretaria Segurança Pública do governo do Distrito Federal anunciou que colocou mais 4.000 policiais militares nas ruas da capital.

A polícia estima que os atos públicos deste sábado devam reunir entre 40 a 50 mil pessoas.

Além da estrutura montada para as comemorações, o Congresso Nacional está protegido por cercas removíveis nas laterais e um cordão de isolamento policial em frente. Além dos policiais militares, também estão de plantão 320 bombeiros, 150 policiais civis e 110 agentes do Departamento de Trânsito.

Os manifestantes se organizaram principalmente por meio das redes sociais, a exemplo das manifestações que ocuparam as principais cidades brasileiras em junho e julho.

Além do tradicional desfile cívico-militar em comemoração à independência do Brasil, três grandes eventos ocorrem neste sábado na capital. Às 16h, a seleção brasileira enfrenta a Austrália em amistoso no Estádio Nacional Mané Garrincha, onde haverá lugares para 68 mil pessoas. Os portões estarão abertos a partir das 13h. Haverá um policiamento reforçado nos arredores do estádio e não serão permitidas manifestações em um raio de até 5 km do local. Dentro do estádio será permitida a atuação de seguranças particulares.

Das 18h às 3h, estão previstas apresentações musicais no evento "Celebrar Brasília", no Museu Nacional de Brasília, localizado na Praça dos Três Poderes, onde são esperados 15 mil espectadores.

E, ao longo do dia, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães recebe médicos de várias nacionalidades no Congresso Internacional dos Médicos, com movimentação estimada de 4.000 participantes.