Topo

Ibope aponta reeleição de Raimundo Colombo em Santa Catarina

Renan Antunes de Oliveira

Do UOL, em Florianópolis

05/04/2014 16h17

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), seria reeleito em primeiro turno, segundo pesquisa do Ibope feita por encomenda do grupo de comunicação RBS, divulgada neste final de semana.

Colombo venceria em seis diferentes cenários formulados pela pesquisa, com percentuais de 44% a 46%.

O Ibope entrevistou 812 eleitores, entre 28 e 31 de março, com margem de erro de 3% para mais ou menos. Pela pesquisa, os votos brancos seriam 11% e os nulos 13%.

As candidaturas formuladas pelo Ibope ainda não estão postas, mas são as mais prováveis. Numa hipótese (sem PSB, PP e PMDB), o governador Colombo teria 45% contra 10% do senador Paulo Bauer (PSDB), 7% do ex-deputado federal Cláudio Vignatti (PT) e 3% para o vereador da capital Afrânio Boppré (PSOL).

Numa opção com prováveis candidatos do PMDB, Colombo faria 46%. O deputado federal Mauro Mariani e o ex-prefeito de Florianópolis Dário Berger, 4%. O prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, ficaria com 2%. Bauer, Vignatti e Boppré manteriam os mesmos índices.  

O Ibope incluiu cenários com o deputado federal Paulo Bornhausen (PSB) e com a ex-prefeita de Florianópolis Angela Amin (PP).

Colombo faria 44%. Bornhausen ficaria em quarto lugar com 5%, atrás de Bauer e Vignatti. Num cenário com Angela, ela ficaria em quarto, com 7%, também atrás deles. 

A pesquisa indicou que Angela Amin tem 20% de rejeição, o maior percentual entre os candidatos. Colombo foi citado por 13%. Mariani e Bauer tiveram a menor rejeição, 8%.

O Ibope não fez simulação de segundo turno porque as candidaturas ainda estão indefinidas. A pesquisa está registrada no TRE sob o número 005-2014. 

Corrida presidencial

Na pesquisa Ibope sobre a corrida presidencial, a presidente Dilma Rousseff lidera nas intenções de voto espontâneas no Estado, com 22%. Ela também é a presidenciável com a maior rejeição, 34%.

Ainda na espontânea, o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) aparece em segundo com 9%. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em terceiro, com 5%. O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) e a ex-ministra Marina Silva têm 3% cada. O governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) aparece com 2%.

Na simulação estimulada, em quatro cenários, contra todos os pré-candidatos conhecidos e os dos partidos nanicos, Dilma venceria com índices de 39% a 42%. Nos mesmos cenários Aécio oscila entre19 e 21%.

O Ibope ainda perguntou se a disputa fosse apenas entre Dilma, Campos e Aécio. Neste caso ela faria  42%, Aécio 21%, Campos 8%. Indecisos 17%, brancos e nulos 12%.

A rejeição dos presidenciáveis também foi pesquisada. Dilma tem a liderança negativa com 34%, Aécio 16% , Marina 12%. Eduardo Campos tem a menor rejeição, em 7%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 31 de março, com 812 pessoas. A margem de erro é de 3% para cima ou para baixo. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob número 00068-2014.