Topo

Veja lista completa dos ministros do novo governo Lula

Lula junto a futuros ministros em anúncio de nomes que irão chefiar pastas - Lucas Borges Teixeira/UOL
Lula junto a futuros ministros em anúncio de nomes que irão chefiar pastas Imagem: Lucas Borges Teixeira/UOL

Do UOL, em Brasília e em São Paulo

09/12/2022 11h14Atualizada em 29/12/2022 21h34

O presidente eleito, Lula, terminou de anunciar os nomes que irão compor a equipe ministerial em seu terceiro mandato a três dias da posse.

Os últimos 16 ministros foram divulgados na quinta-feira (29). Outros 21 já tinham sido anunciados por Lula em outras duas ocasiões distintas.

Veja quem são os nomeados:

Advocacia-geral da União

Jorge Messias foi escolhido por Lula para chefiar a Advocacia-Geral da União - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Jorge Messias foi escolhido por Lula para chefiar a Advocacia-Geral da União
Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Jorge Messias, procurador da Fazenda Nacional

Servidor de carreira, foi subchefe da para Assuntos Jurídicos da Presidência de Dilma Rousseff (PT). Ele ficou nacionalmente conhecido após a divulgação de uma conversa telefônica entre a então presidente e Lula durante a Lava Jato, em que foi chamado de "Bessias".

Agricultura

Senador Carlos Fávaro (PSD-MT), durante pronunciamento no Senado - Roque de Sá/Agência Senado - Roque de Sá/Agência Senado
Senador Carlos Fávaro (PSD-MT), durante pronunciamento no Senado
Imagem: Roque de Sá/Agência Senado
  • Carlos Fávaro (PSD-MT), senador

Antigo opositor do PT, o senador foi uma das primeiras vozes dentro do agronegócio a aderir a Lula, junto ao deputado Neri Gueller (PP-MT). Foi o responsável por desenvolver a campanha no Centro-Oeste e no agro. Seu principal impasse para a indicação era a suplente Margareth Gettert Buzetti (PSD-MT), considerada bolsonarista. Ele entrou pela "cota pessoal" de Lula.

Casa Civil

30.08.2022 - O ex-presidente Lula (PT) e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), em reunião de campanha - Marlene Bergamo / Folhapress  - Marlene Bergamo / Folhapress
Rui na Casa Civil
Imagem: Marlene Bergamo / Folhapress
  • Rui Costa (PT), governador da Bahia

Eleito governador duas vezes em primeiro turno, o governador baiano —apadrinhado pelo senador e ex-governador Jaques Wagner (PT-BA)— conseguiu eleger, neste ano, seu ex-secretário Jerônimo Rodrigues (PT) para sucedê-lo em uma das maiores viradas sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil).

Cidades

Jader Filho em foto de divulgação do grupo RBATV, do Pará, do qual é presidente - Mauro Ângelo/Jornal Diário do Pará - Mauro Ângelo/Jornal Diário do Pará
Jader Filho em foto de divulgação do grupo RBATV, do Pará, do qual é presidente
Imagem: Mauro Ângelo/Jornal Diário do Pará
  • Jader Filho (MDB), empresário e presidente do MDB no Pará

Empresário e presidente do diretório do MDB do Pará, o filho do senador Jader Barbalho (MDB-PA) ocupa a indicação da Câmara pelo partido sob chancela do irmão, o governador reeleito Helder Barbalho (MDB-PA). Outro cotado para a vaga tinha sido o deputado conterrâneo José Priante (MDB-PA).

Ciência e Tecnologia

Luciana Santos, ministra de Ciência e Tecnologia - Heudes Re?gis/ Secretaria da Mulher/PE - Heudes Re?gis/ Secretaria da Mulher/PE
Luciana Santos, ministra de Ciência e Tecnologia
Imagem: Heudes Re?gis/ Secretaria da Mulher/PE
  • Luciana Santos, presidente do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco

Engenheira de formação, ela foi a primeira prefeita do PCdoB no país ao assumir Olinda (PE), em 2001. Aliada e apoiadora de Lula desde os tempos da militância, é a representante do partido, federado com o PT.

Comunicações

22.set.2020 - Deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) - Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados - Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
O deputado federal Juscelino Filho (União Brasil-MA)
Imagem: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
  • Juscelino Filho (União Brasil-MA), deputado federal

O deputado exerce o terceiro mandato na Câmara dos Deputados e é um dos nomes do União Brasil na articulação política de Lula.

Controladoria-geral da União

Vinicius Marques de Carvalho é o novo chefe da CGU - Divulgação - Divulgação
Vinicius Marques de Carvalho é o novo chefe da CGU
Imagem: Divulgação
  • Vinícius Marques de Carvalho, advogado e ex-presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica)

Doutor em direito público comparado pela Panthéon-Sorbonne, de Paris, foi presidente do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), de 2012 a 2016, e secretário de Direito Econômico entre 2008 a 2011, durante as gestões Lula e Dilma.

Cultura

Margareth Menezes - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A cantora Margareth Menezes aceitou convite de Lula para a Cultura
Imagem: Reprodução/Instagram
  • Margareth Menezes, cantora e filantropa

A cantora baiana Margareth Menezes afirmou que "aceitou a missão" de comandar a pasta da Cultura após conversar com o presidente eleito. Com isso, ela foi a primeira mulher a ser confirmada como parte da equipe ministerial de Lula em seu terceiro mandato.

Direitos Humanos

Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos - EVARISTO SA / AFP - EVARISTO SA / AFP
Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos
Imagem: EVARISTO SA / AFP
  • Sílvio Almeida, professor e presidente do Instituto Luiz Gama

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP (Universidade de São Paulo), é um dos principais expoentes da luta antirracista e pelo direitos humanos no Brasil atualmente.

Desenvolvimento, Indústria e Comércio

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) - Sergio Lima / AFP) - Sergio Lima / AFP)
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB)
Imagem: Sergio Lima / AFP)
  • Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente eleito e ex-governador de São Paulo

Governador de São Paulo por quase quatro mandatos, o tucano histórico foi a grande surpresa e contribuição para a candidatura de Lula no início do ano. Alinhado e com a confiança do presidente eleito, tornou-se coordenador da equipe de transição e é um dos principais articuladores do governo com empresariado e setores conservadores da indústria.

Defesa

José Múcio Monteiro foi convidado por Lula para reunião no CCBB - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Múcio na Defesa
Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
  • José Múcio (PTB), ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) e ex-deputado

Com tradição em partidos de direita, como PFL (hoje União Brasil) e PTB, Múcio foi deputado por Pernambuco por cinco mandatos e já tinha sido nomeado por Lula como ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (2007-2009) e Ministro do TCU (2009-2021).

Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) - Marcus Leoni/Folhapress - Marcus Leoni/Folhapress
O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP)
Imagem: Marcus Leoni/Folhapress
  • Paulo Teixeira (PT-SP), deputado federal

Secretário-geral do PT e membro da coordenação da campanha presidencial do petista, Teixeira participou do grupo de transição de Justiça e Segurança Pública e era cotado para Comunicações, por meio de influência da presidente petista Gleisi Hoffmann (PT-PR) —mas acabou realocado em meio a acordos com o União Brasil.

Desenvolvimento Social

Wellington Dias (PT) - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Wellington Dias (PT)
Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Wellington Dias (PT), senador eleito do Piauí

Governador do Piauí por quatro mandatos, foi o coordenador de campanha de Lula, de quem é próximo, no Nordeste. Muito ligado a áreas sociais, participou da formulação e articulação da PEC da Transição no Senado e acabou na pasta que ficará responsável pelo Bolsa Família.

Educação

Camilo Santana (PT) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Camilo Santana (PT) é o novo ministro da Educação
Imagem: Reprodução/Facebook
  • Camilo Santana (PT), senador eleito

Eleito duas vezes governador do Ceará com alta popularidade, teve seu nome cacifado a um dos principais cargos do governo ao fazer sucessor em primeiro turno. Com excelentes índices do estado na Educação, a governadora Izolda Cela (sem partido), sua antiga vice, também foi cotada, mas acabou como secretária-executiva do MEC.

Esportes

Ana Moser, ministra dos Esportes - Reprodução/Ministério da Saúde - Reprodução/Ministério da Saúde
Ana Moser, ministra dos Esportes
Imagem: Reprodução/Ministério da Saúde
  • Ana Moser, ex-jogadora de vôlei

A medalhista olímpica irá assumir a pasta que voltará a ter status de ministério em 2023. Ela é fundadora do Instituto Esporte & Educação, que visa fomentar a cultura esportiva junto a estudantes de escolas em comunidades de baixa renda. Moser também integrou a equipe de transição de Lula.

Fazenda

28/10/2022. Candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, participa de carreata em São Bernardo do Campo (SP) - Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo - Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo
Haddad na Fazenda
Imagem: Roberto Sungi/Futura Press/Estadão Conteúdo
  • Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo

Foi ministro de Lula e Dilma por quase sete anos, entre 2005 e 2012. Mestre em Economia, já havia sido cotado para a Fazenda em 2018 e voltou à mira ao final do segundo turno, após ser derrotado por Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo.

Gestão

Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação - Geraldo Magela/Agência Senado - Geraldo Magela/Agência Senado
Esther Dweck, ministra de Gestão e Inovação
Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado
  • Esther Dweck, economista e professora adjunta na UFRJ

Doutora em Economia pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), foi chefe da assessoria econômica do Ministério do Planejamento no primeiro mandato de Dilma e secretária do Orçamento Federal, no segundo. É uma indicação técnica.

GSI (Gabinete de Segurança Institucional)

General Gonçalves Dias, que irá assumir GSI sob Lula - Exército Brasileiro - Exército Brasileiro
General Gonçalves Dias, que irá assumir GSI sob Lula
Imagem: Exército Brasileiro
  • Marco Antônio Gonçalves Dias, general do Exército

Gonçalves Dias ingressou no Exército Brasileiro em 1982 e fez carreira nas Forças Armadas. O general foi o responsável pela equipe de segurança do Lula na campanha e nos dois primeiros mandatos.

Igualdade Racial

Anielle Franco - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Anielle Franco será ministra de Igualdade Racial
Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Anielle Franco, ativista a irmã da vereadora Marielle Franco

Irmã da ex-vereadora carioca Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 2018, a ativista criou um instituto e, desde então, tem se dedicado em pautas voltadas à igualdade racial, igualdade social, fim da violência policial e equidade de gênero.

Integração e Desenvolvimento Regional

Waldez Góes (PDT), atual governador do Amapá - Reprodução - Reprodução
Waldez Góes (PDT), governador do Amapá
Imagem: Reprodução
  • Waldez Góes (PDT-AP), governador

Góes é o atual governador do Amapá pelo segundo mandato. Deverá migrar para o União Brasil em breve após uma articulação com o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de quem é aliado, e entrou pela cota do centrão no governo.

Justiça

Flávio Dino chega para a reunião do conselho político com Geraldo Alckmin, Gleisi Hoffmann e demais parlamentares no CCBB, em Brasília - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Dino na Justiça
Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Flávio Dino (PSB), senador eleito e ex-governador

Governador do Maranhão por dois mandatos e senador eleito em outubro, Dino é um dos principais articuladores e aliados de Lula no Nordeste e nos estados que compõem a Amazônia Legal. Foi juiz federal por quase 12 anos.

Mulher

Cida Gonçalves, ministra da Mulher - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Cida Gonçalves, ministra da Mulher
Imagem: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
  • Aparecida Gonçalves, ex-secretária de enfrentamento à violência contra mulheres

Aparecida é especialista em gênero e violência contra mulher e participou do governo Dilma. É próxima de Simone Tebet, uma das pontes do seu nome ao governo.

Minas e Energia

O senador Alexandre Silveira - Gustavo Lima/Câmara dos Deputados - Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
O senador Alexandre Silveira
Imagem: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
  • Alexandre Silveira (PSD-MG), senador

Derrotado na reeleição ao Senado, o mineiro compôs a chapa de Lula junto ao ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) no estado. Desde então, aproximou-se do PT e do presidente eleito e tem se tornado um dos nomes mais influentes de Minas junto ao futuro Planalto. Antes de encerrar o mandato, foi relator da PEC da Transição no Senado.

Meio Ambiente

A futura ministra do Meio Ambiente e deputada federal eleita (Rede-SP), Marina Silva, durante a COP27, conferência do clima da ONU - Pedro Borges/Alma Preta - Pedro Borges/Alma Preta
A futura ministra do Meio Ambiente e deputada federal eleita (Rede-SP), Marina Silva, durante a COP27, conferência do clima da ONU
Imagem: Pedro Borges/Alma Preta
  • Marina Silva (Rede-SP), deputada federal eleita

Ministra do Meio Ambiente de Lula entre 2003 e 2008, ela fez as pazes com o antigo chefe, participou ativamente da campanha e ajudou a montar as propostas da chapa e da transição para a área. Com trajetória de luta ambiental, é um nome popular internamente e respeitado internacionalmente.

Planejamento e Orçamento

Simone Tebet durante campanha de 2º turno, quando apoiou a candidatura de Lula - Ronny Santos/Folhapress - Ronny Santos/Folhapress
Simone Tebet durante campanha de 2º turno das eleições presidenciais, quando apoiou a candidatura de Lula
Imagem: Ronny Santos/Folhapress
  • Simone Tebet (MDB-MS), senadora

Terceira colocada no primeiro turno deste ano, a senadora mergulhou na campanha lulista dois dias após esse resultado. Ela ajudou no diálogo com setores conservadores, com o agro e contribuiu para a imagem de "frente ampla" da campanha. Por isso, entrou para a "cota pessoal" de Lula entre as indicações.

Povos Indígenas

A líder indígena Sonia Guajajara, eleita deputada federal por São Paulo - Reprodução - Reprodução
A líder indígena Sonia Guajajara, eleita deputada federal por São Paulo
Imagem: Reprodução
  • Sônia Guajajara (PSOL-SP), deputada federal eleita

Liderança indígena mais votada do país na última eleição, a deputada eleita compôs uma lista tríplice apresentada por indígenas a Lula, junto à deputada Joenia Wapichana (Rede-RO) e ao vereador de Caucaia (CE) Weibe Tapeba (PT). Representará o PSOL na Esplanada.

Previdência Social

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT - Divulgação - Divulgação
Carlos Lupi, presidente nacional do PDT
Imagem: Divulgação
  • Carlos Lupi (PDT), ex-ministro do Trabalho

Lupi ocupou a chefia da pasta do Trabalho e Emprego entre 2007 e 2011. Ele é presidente nacional do PDT, e embarcou como apoiador de Lula no 2º turno, após a derrota do candidato do partido, Ciro Gomes, que fez fortes críticas ao petista durante a campanha. O cargo foi cobiçado ainda pelo Solidariedade, que compôs a aliança eleitoral.

Pesca e Aquicultura

O deputado federal André de Paula (PSD-PE) - Agência Câmara - Agência Câmara
O deputado federal André de Paula (PSD-PE)
Imagem: Agência Câmara
  • André de Paula (PSD-PE), deputado federal

Antigo opositor do PT, o deputado (ex-PFL e ex-DEM) foi um dos últimos nomes a entrar para a lista de ministeriáveis, compondo a indicação da bancada do PSD na Câmara. De perfil conservador, votou a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT), da Reforma Trabalhista e do Teto de Gastos —pautas que o futuro governo é contra.

Portos e Aeroportos

O ex-governador de São Paulo Marcio França e agora ministro - Simon Plestenjak/UOL - Simon Plestenjak/UOL
O ex-governador de São Paulo Marcio França e agora ministro
Imagem: Simon Plestenjak/UOL
  • Márcio França (PSB), ex-governador de São Paulo

Principal liderança do PSB em São Paulo, abriu mão da disputa ao governo para compor a chapa de Haddad. Derrotado no Senado e com base na Baixada Santista, compõe a cota do partido na Esplanada.

Relações Exteriores

O ex-ministro Mauro Vieira - Alan Marques/ Folhapress - Alan Marques/ Folhapress
Vieira no Itamaraty
Imagem: Alan Marques/ Folhapress
  • Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador

Diplomata de carreira, Vieira ocupou o Itamaraty no final do governo Dilma, entre 2015 e 2016. Após o impeachment, tornou-se embaixador do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas) e hoje representa o país na Croácia.

Relações Institucionais

Alexandre Padilha (PT), deputado federal - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Alexandre Padilha (PT), deputado federal
Imagem: Arquivo Pessoal
  • Deputado federal Alexandre Padilha (PT)

Ex-ministro da Saúde, o deputado chegou a ser cotado para voltar ao cargo ou assumir uma pasta econômica, dado papel importante de articulação com o setor financeiro que teve durante a campanha. Próximo a Lula, tem boa relação com setores sociais (em especial de Saúde) e com o Congresso.

Saúde

Nísia Trindade, presidente da Fiocruz e agora ministra - Reprodução - Reprodução
Divulgação
Imagem: Reprodução
  • Nísia Trindade, presidente da Fiocruz

Socióloga, preside a Fiocruz desde 2017. Foi a grande responsável pelo comando da fundação e pela defesa da ciência durante a pandemia de covid-19. Seu nome, considerado parte do "grupo técnico", foi elogiado entre pares.

Secom (Secretaria de Comunicação Social)

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS)
Imagem: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
  • Paulo Pimenta (PT-RS), deputado federal

O parlamentar exerce o quinto mandato na Câmara dos Deputados e figura como indicação do Rio Grande do Sul para a Esplanada. Pimenta também é, hoje, a principal liderança local do PT.

Secretaria-geral da Presidência da República

Marcio Macêdo, deputado federal - Divulgação/Câmara dos Deputados - Divulgação/Câmara dos Deputados
Marcio Macêdo, deputado federal
Imagem: Divulgação/Câmara dos Deputados
  • Márcio Macêdo, ex-deputado federal e um dos vice-presidentes nacionais do PT
Tesoureiro da campanha e um dos principais articuladores petistas no Nordeste, o deputado em fim de mandato é tido como nome fiel e de confiança da presidente petista Gleisi Hoffmann e tem se aproximado cada vez mais de Lula. Em cargo estratégico, tem boa interlocução com Congresso e imprensa.

Transportes

Renan Filho (MDB) em campanha eleitoral no Alagoas - Renan Filho/Facebook/Divulgação - Renan Filho/Facebook/Divulgação
Renan Filho (MDB) em campanha eleitoral no Alagoas
Imagem: Renan Filho/Facebook/Divulgação
  • Renan Filho (MDB-AL), senador eleito

Governador de Alagoas por dois mandatos, o senador eleito foi o nome do pai, senador Renan Calheiros (MDB-AL), como indicação emedebista do Senado. Ele chegou a ser cogitado para Minas e Energia e Planejamento, mas foi para os Transportes com o desmembramento da pasta da Infraestrutura, como adiantado pelo UOL.

Turismo

Daniela do Waguinho (MDB-RJ) -  Agência Câmara  -  Agência Câmara
Daniela do Waguinho (MDB-RJ)
Imagem: Agência Câmara
  • Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ), deputada federal

Mais votada no Rio de Janeiro nas últimas eleições, é mulher do prefeito Waguinho, de Belford Roxo, líder do União Brasil no estado e político mais influente da Baixada Fluminense. Sua entrada na campanha, por meio de acordo com o deputado estadual André Ceciliano (PT-RJ), foi importante para o crescimento do petista na região.

Trabalho

Luiz Marinho (PT) é ministro do Trabalho - Alex Silva/Estadão Conteúdo - Alex Silva/Estadão Conteúdo
Luiz Marinho (PT) é ministro do Trabalho
Imagem: Alex Silva/Estadão Conteúdo
  • Luiz Marinho (PT), ex-ministro e ex-prefeito de São Bernardo do Campo (SP)

Liderança antiga do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, é próximo do Lula desde os anos 1980. Nas gestões anteriores do petista, foi ministro do Trabalho e Emprego e da Previdência Social. Seu nome foi aprovado junto às centrais sindicais.