"Estou grávida de 8 meses e não sinto vontade de transar com o meu marido"

Pergunta

"Tenho 33 anos, vivo com um rapaz de 29 há 9 anos, e temos uma filha de 2. Em cada discussão sinto que ele fica indiferente com nossa filha para me atingir. Estou grávida de 8 meses e não sinto vontade de ter relação com o meu marido pois, quando temos, me sinto mal e o bebê fica se mexendo. Fico chateada quando leio reportagens de psicólogos e ginecologistas falando que não há problema em transar durante a gravidez. O fato de o bebê se mexer durante o ato me faz brochar. Também a minha libido caiu. Já estou há um mês sem relação, embora hajam outros problemas interferindo como o meu fracasso na pós-graduação: fui desligada por não obter nota suficiente e ele já me jogou isso na cara após uma discussão. E em função de seu mau humor constante -ele é muito crítico- chega em casa reclamando dos afazeres domésticos que foram malfeitos, e nem pergunta como foi o meu dia. Assim perco qualquer vontade de fazer carinhos. Sua opinião me será muito preciosa."

Resposta

Cara, em primeiro lugar dizer que não há problema algum em transar durante o período de gravidez não significa que a mulher tem a obrigação de fazer isso! Se ela tem vontade e disposição, não há problema algum mesmo. Mas se ela não tem, como é o seu caso, não é preciso! Basta que você e seu marido se entendam para que a vida continue agradável, mesmo sem sexo por um breve período.

Pelo jeito seu menor problema atualmente é a vida sexual com seu marido. Mas, claro, como para muitos outros casais, parece mais fácil localizar toda a tensão na falta de tesão, na ausência de uma boa vida sexual. Não, isso parece ser apenas conseqüência de uma crise conjugal e familiar. E quem não passa por isso, uma hora ou outra?

Você está no final da gravidez e isso a deixa muito mais sensível a tudo. Portanto, esta pode não ser uma boa hora para procurar resolver todas as pendências com seu marido. Que tal direcionar sua energia para o que está por vir? Que tal buscar a cumplicidade dele, a solidariedade, o companheirismo, para que o caminho fique mais fácil para os dois?

Mas não ache que isso se resolve com o tempo. Não: você deve procurar se comunicar com ele para que ele saiba o que você pensa e sente. E isso implica no mesmo de sua parte.

Pode ser difícil passar por essa crise, mas os resultados podem melhorar a relação e, inclusive, dar uma nova cor à vida sexual de um casal que está junto há um bom tempo.

(05/04/01)

UOL Cursos Online

Todos os cursos