"Não quero ser um homossexual: quero casar e ter uma família"

Pergunta

"Tenho 35 anos, sou solteiro e sinto atração por homens, principalmente garotos de 20 a 27 anos. Sinto vontade de acariciar o corpo de um deles, de abraçar, de penetrar meu pênis no ânus dele. Também sinto atração por mulheres, mas não é tanto quanto sinto pelo homem. Gostaria de saber como faço pra acabar com isso, pois não quero ser um homossexual: quero casar e ter uma família. Como posso sair desse problema?"

Resposta

Bem, vamos convir que homens de 20 a 27 anos não são mais garotos, portanto você se sente atraído por pessoas que podem tornar-se seu parceiro sexual. Mas sua questão é outra: você quer se livrar da atração homossexual e sentir apenas atração por mulheres o que, você revela, não ocorre de modo tão intenso.

Sabe, muita gente se reconhece como bissexual, ou seja, se sente absolutamente à vontade com o erotismo dirigido aos dois sexos: o oposto e o igual. Muitos teóricos aceitam essa possibilidade, e muitos não.

Na adolescência, por exemplo, quando a pessoa desperta para a sexualidade que se expressa com um parceiro, muitos podem sentir a atração erótica e até exercer a prática sexual com pessoas de ambos os sexos.

Esse comportamento, nessa fase, tem sabor de se conhecer, de experimentar o contato afetivo e/ou sexual. É mais fácil entender isso como uma "bicuriosidade".

Mas passada a fase das descobertas, trata-se de reconhecer a orientação que o erotismo tomou. É o seu caso! E, pelo jeito, você sabe mais de você mesmo do que gostaria...:)

Bem, mas agora você precisa é se enfrentar: conhecer mais sobre você, pensar nas suas possibilidades de vida, confrontar isso com as expectativas que você tem sobre ela. E tomar suas decisões, que nem são práticas e sim de postura na vida.

Caso você aceite a idéia, fazer uma terapia pode ser muito útil nessa busca de você saber quem você é, e o que de fato quer.

(11/04/01)

UOL Cursos Online

Todos os cursos