"Tenho 36 anos, sou casado, e beijei a filha dos meus melhores amigos"

Pergunta

"Olá, estou enfrentando um terrível pesadelo. Tenho 36 anos, sou casado e tenho um casal de amigos, amigos mesmo: conhecemo-nos no colégio há 20 anos, somos padrinhos de casamento deles e eles nossos. Após o início do casamento nasceu a filha deles, que hoje é adolescente; sempre adorei brincar com ela, pois foi sempre uma criança maravilhosa, calma, delicada, sensível, super educada. Pois é, há alguns anos, começou a surgir um apego muito grande, tanto da parte dela quanto da minha, e foi aumentando até que há três meses ela foi até meu escritório e acabamos nos beijando. Ela disse que me ama muito e eu não posso negar que há algo muito forte da minha parte, que eu nem sei direito o que é. O QUE FAÇO? Eles são amigos verdadeiros, sou casado, tenho 36 anos e ela é uma adolescente... MEU DEUS, O QUE FAÇO! E o pior, ou melhor, ela é linda... O que você, com sua experiência, tem a me falar, please?"

Resposta

Isso é que é encrenca, hein, meu caro? O ser humano tem uma capacidade surpreendente de entrar em situações complexas demais, se enroscar todo nelas e depois ficar preso no emaranhado sem conseguir ver saída. E, claro, essas situações sempre envolvem amor e/ou sexo. Podia ser diferente? :)

Isso é o que eu posso dizer com toda a minha experiência: é encrenca. Aliás, você sabe bem disso, pois não se cansa de repetir que os pais dela são seus amigos, a sua idade em oposição à dela, seu casamento...

Mas posso também ajudar você a pensar mais com a cabeça do que com o coração e o tesão, então vamos lá. A garota tem por você um amor muito grande, sem dúvida alguma: ela cresceu a seu lado, vendo você sempre a acolhendo, tem coisa melhor?

Mas, se você pensar bem, esse amor tem tudo para estar mais para a admiração e para a aspiração. E para o poder também!

É, já pensou no poder que você tem sobre ela? Muito intenso, lembrando de todo o relacionamento que você teve com ela e tem com a família dela. Por isso, caro, vai devagar pois isso cheira a abuso.

Abuso de confiança, abuso de poder emocional, abuso de ascendência afetiva que você tem sobre ela.

Mas você pode então perguntar se ela já não tem condições de saber o que faz e o que sente, certo? Ela está começando a ter isso agora, e até ela se responsabilizar por isso leva um tempo de vivências, de experiências, de aprendizado.

Você pode também argumentar que um tempo atrás garotas dessa idade casavam-se e constituíam família. Isso mesmo, mas em outro contexto social e cultural, bem diferente do nosso.

Bem, depois de tudo isso só posso lembrar você, de novo, da encrenca: com ela, com a família dela, que são amigos verdadeiros, com sua mulher, com você mesmo.

Lembre-se que ela é tão novinha que, numa hora de aperto, pode confidenciar o que se passa com alguém, que por sua vez pode aumentar a história e contar para outro alguém...vixe!

Ela é linda e está apaixonada; e agora? Se você quiser, pode segurar a onda. De qualquer forma, antes de continuar beijando a garota, pense bem nas conseqüências a que isso pode levar, ok?

(12/07/01)

UOL Cursos Online

Todos os cursos