Topo

TSE retoma julgamento de Bolsonaro com suspense sobre 2 ministros

O ministro Nunes Marques foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro - Rosinei Coutinho/SCO/STF
O ministro Nunes Marques foi indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro Imagem: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Do UOL

29/06/2023 06h13

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (29). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Justiça Eleitoral revela seus votos. É hoje, acredita-se. Nesta quinta (29), dia de São Pedro, encaminha-se para o placar final no Tribunal Superior Eleitoral o julgamento da ação do PDT que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro de crimes que podem torná-lo inelegível. Para desgosto dos aliados bolsonaristas, é provável que não haja pedido de vistas, o que adiaria por meses a aguardada condenação.

Votam na retomada o ministro Raul Araújo e, pela ordem, Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares, indicados ao TSE pelo presidente Lula neste ano. Em seguida, votam Carmen Lúcia e Nunes Marques, este indicado por Bolsonaro, ministro que tem sinalizado uma punição mais branda que a perda dos direitos políticos por oito anos. Uma ala do TSE quer acelerar a tramitação de outras ações contra o ex-presidente, veja aqui quais são.

Afegãos sofrem com sarna na chegada ao Brasil. As más condições de higiene em acampamento improvisado no Aeroporto de Guarulhos estão trazendo medo a um grupo de refugiados afegãos. Eles ficam vários dias sem tomar banho e compartilham cobertores sujos. Segundo o Coletivo Frente Afegã, há diagnóstico de escabiose, ou sarna humana.

Uma das mães do grupo teve a família inteira afetada. Ao UOL, ela informou que as crianças se coçam muito e que os problemas de saúde podem ficar mais graves. A prefeitura de Guarulhos prometeu medicamentos orais para 165 afegãos. O acampamento no terminal 2 existe desde o ano passado e deveria ser um local de permanência curta, até a obtenção de vaga em abrigo.

Em vez da anistia, boleto dos danos ao erário. Aliados de Jair Bolsonaro planejaram uma anistia parlamentar aos crimes do ex-presidente, mas o grupo dentro do PL tem pouco apoio e a ideia já nasceu morta, afirma Kennedy Alencar. Uma anistia agora poderia turbinar as acusações no Supremo Tribunal Federal, aumentando os riscos de prisão. Carolina Brígido escreve que, depois da ação no TSE, o Tribunal de Contas da União deve iniciar procedimento para que os cofres públicos sejam ressarcidos dos danos provocados pela reunião com embaixadores em que o sistema eleitoral brasileiro foi atacado pelo ex-presidente.

Surpresas nas contas do Censo. O Brasil tem 203 milhões de habitantes distribuídos em cerca de 90,6 milhões de domicílios, sendo que o número de casas, desde 2010, cresceu a um ritmo cinco vezes maior que o da população. Assim o número médio de moradores por residência caiu, em 13 anos, de 3,31 para 2,79 agora.

Os números do Censo 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ainda serão detalhados por muito tempo. A divulgação na quarta (28) trouxe várias surpresas: taxa de crescimento populacional pequena, de apenas 0,52% ao ano; várias capitais perdendo moradores, de Porto Alegre a Fortaleza; interiorização da população brasileira, com destaque para cidades médias no Norte e Nordeste. Veja o ranking das cidades com maiores e menores densidades demográficas. Carlos Madeiro escreve sobre Fernando de Noronha, arquipélago cuja ocupação populacional supera a de sete capitais.

Militares desistem das buscas por Wilson. Foram dois resgates dramáticos tão diferentes, o primeiro na selva colombiana, o segundo nas profundezas do mar no Atlântico norte, mas em ambos havia a torcida por sobreviventes. Quatro crianças que milagrosamente saíram caminhando de queda de avião usaram a sabedoria ancestral, indígena, de se esconder do perigo. Cinco adultos de olho na fama se arriscaram a mais de 3.000 metros de profundidade (os perigos dos ricos endinheirados, como escreveu Matheus Pichonelli) e desapareceram numa tragédia, mais uma, associada ao Titanic.

Na quarta (28), enquanto destroços do submersível Titan chegavam a um porto do Canadá, trazendo possíveis restos humanos, o Exército da Colômbia anunciou que se encerraram as buscas pelo cão Wilson, o primeiro a localizar as crianças perdidas, famintas na mata, com seu GPS interno. Sozinho, sem robôs. É a versão oficial. O pastor belga farejador foi dado como desaparecido, para Wilson a selva amazônica foi tão implacável quanto as correntes profundas. Não só as crianças desenharam Wilson: veterinários, instrutores, socorristas, dezenas de militares da Colômbia imaginaram o reencontro. Humanos que já foram resgatados pelo amor incondicional de um bicho vão ficar muito tempo tentando salvar Wilson em sonhos.

Os vilões nazistas e a rebeldia de Indiana Jones. Quinto filme da franquia, Indiana Jones e a Relíquia do Destino recupera os nazistas como vilões da história. Eles estavam lá desde Os Caçadores da Arca Perdida. O diretor James Mangold refere-se aos vilões como "grupos que têm sonhos de ordem e dos velhos tempos e tentam retornar a eles". Soa familiar e terrível? Para o diretor do filme também. Desta vez, o arqueólogo e professor Indiana Jones está prestes a se aposentar, na beirada dos anos 1970, mas um apelo feminino joga-o de volta à aventura.

Roberto Sadovski escreve sobre a trajetória do ator Harrison Ford ao longo de quatro décadas, desde a estreia, no filme de 1981, carreira refletida no personagem que virou lenda. "Indy herdou de seu intérprete o senso de humor ácido, a atitude rebelde e a vontade de ir contra convenções", enumera o crítico. Criador e criatura não parecem ter problemas ao envelhecer. Leia mais em Splash.

Segredos do sucesso do Outback no Brasil. Nos restaurantes Outback Steakhouse, aquela cebola empanada que faz chorar de desejo, a Bloomin´ Onion, tem produção especial, vinda do Chile; a costela suína inteira é preparada em chama aberta, à moda do churrasco australiano, e na sopa de batata o tubérculo não está sozinho, tem queijo e bacon ali. Mais pimenta, páprica disseminada. Nossa revela alguns segredos e técnicas das receitas que fazem a alegria dos consumidores e transformaram o mercado brasileiro no carro-chefe da rede fora dos Estados Unidos.

De origem norte-americana, a Bloomin´ Brands está em 23 países. Em 1997 havia no Brasil apenas um restaurante Outback, no Rio de Janeiro, e atualmente são 139, em 56 cidades. As vendas e as operações diferentes se multiplicam, e as filas de espera resistem, e se renovam, segundo a empresa, porque as lojas físicas são vistas como locais de celebração: mais de 70 mil aniversários por mês, no Brasil, somando as marcas Outback e Abbraccio. Veja mais números aqui.