Lula chega ao Egito e deve discursar a favor de cessar-fogo em Gaza

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Pra Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

No Cairo, o conflito entre Israel e Hamas também será tema do encontro entre os presidentes Lula e Abdel Fattah al-Sisi. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Brasil e Egito compartilham interesses em acordos comerciais e cooperação nos setores de educação e defesa, entre outros.

Na sede da Liga Árabe, a expectativa é que Lula discurse em sessão plenária extraordinária em defesa de um cessar-fogo no Oriente Médio e do Estado da Palestina viável na economia, informa a Folha de S.Paulo. As negociações pela paz na região envolvem Egito, EUA, Qatar, Israel e o grupo extremista Hamas. Depois da visita ao Egito, Lula e comitiva seguem para a Etiópia, onde acontece a cúpula da União Africana.

Mocidade Alegre é a escola bicampeã do Carnaval de São Paulo. Foi uma vitória disputada ponto a ponto com a Dragões da Real, e a Mocidade levou seu 12º título no critério de desempate, com 270 pontos. O samba-enredo homenageia o escritor Mario de Andrade (1893-1945), nascido em São Paulo e um dos expoentes do Modernismo no Brasil.

A escola desfilou na madrugada de domingo, no Sambódromo do Anhembi. O ator Pascoal da Conceição interpretou Mario de Andrade em sua expedição para conhecer o país a partir da capital paulista. Veja a classificação das 14 escolas de samba. O desfile das campeãs acontece no sábado (17), a partir das 20h.

Após tremores, prédio com 133 apartamentos é evacuado em Praia Grande, litoral de São Paulo. Não houve vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, três colunas foram danificadas por realizarem mais esforços do que a capacidade da estrutura. Por volta das 18h20 de ontem (13), após a evacuação, a Defesa Civil liberou os moradores para retirarem documentos e animais domésticos dos apartamentos.

As colunas com problemas começaram a receber reparos emergenciais, e o prédio de 23 pavimentos (19 andares residenciais) segue interditado. As autoridades locais descartaram o risco de desabamento. Segundo a prefeitura de Praia Grande, o local "conta com toda a documentação pertinente em dia". Leia aqui.

Na Bahia, policiais militares são investigados por mortes de indígenas. Os agentes das forças de segurança pública, que trabalhariam como seguranças privados de produtores rurais nas horas vagas, formando uma "milícia armada", são suspeitos de três mortes entre 2022 e 2023. O Ministério Público Federal e as defensorias públicas da Bahia e da União pediram providências ao governo do Estado após o assassinato da pajé Maria de Fátima Muniz, a Nega Pataxó, em janeiro deste ano.

Continua após a publicidade

Três PMs são réus na Justiça Federal, e outros dois policiais são investigados. Na Bahia, pelo menos 19 indígenas foram mortos de 2019 a 2022, segundo o Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Em 2023, foram sete homicídios de janeiro a setembro. Leia aqui.

Joe Biden reage aos comentários de Donald Trump sobre a Otan, que classifica de "perigosos". Depois de manifestações do porta-voz da Casa Branca e da própria Otan, na terça (13) foi a vez de Biden se posicionar sobre a polêmica mais recente do ex-presidente republicano: em comício de pré-campanha, Trump afirmou que encorajaria a Rússia a atacar os membros da Otan que descumprissem seus compromissos financeiros com a aliança.

"Quando Trump olha para a Otan, ele não vê uma aliança que protege os Estados Unidos e o mundo. Ele vê uma fraude", disse Biden. "É tolo. É vergonhoso. É perigoso. É anti-americano", completou o presidente. Leia aqui. Quando esteve na Casa Branca, Trump ameaçou retirar o país do grupo de membros da Otan, tentando enfraquecer a aliança.

Vacina contra a dengue para pessoas com mais de 60 anos depende de recomendação médica. Os idosos não são prioridade na vacinação contra a dengue iniciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) devido à falta de dados sobre eficácia da vacina Qdenga em pessoas com mais de 60 anos e com menos de 4 anos. A vacina está sendo aplicada, inicialmente, em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

A vacina Qdenga não está indicada na bula para imunização de idosos porque os dados apresentados para a Anvisa pelo laboratório não incluíram estudos com adultos acima de 60 anos. Entenda o caso. Nas primeiras seis semanas epidemiológicas deste ano, foram registrados mais de 512 mil casos de dengue no país, com 75 mortes confirmadas e 340 óbitos em investigação.

Deixe seu comentário

Só para assinantes