Delação de Cid reforçaria provas e demoliria narrativa de Bolsonaro
O colunista do UOL Kennedy Alencar afirmou durante o programa Análise da Notícia que uma possível delação de Mauro Cid à Polícia Federal iria ser um problema para o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em sua avaliação, possíveis confissões de alguém de dentro do grupo de Bolsonaro iriam ajudar a desconstruir as mentiras do ex-presidente.
A delação de Cid reforçaria provas e demoliria a narrativa política de Bolsonaro. Kennedy Alencar
Crimes têm mais credibilidade narrados na voz de Mauro Cid. Já existe um caminhão de provas contra Bolsonaro mas, do ponto de vista jurídico e também da disputa de narrativas, uma delação de Mauro Cid tira a credibilidade e também ajuda a desconstruir as mentiras de Bolsonaro. Narrados pelo ex-ajudante de ordens do ex-presidente, os crimes ganham mais credibilidade do que apenas nos inquéritos da Polícia Federal e do Supremo.
Delação pode trazer elementos novos. Além de uma possível delação de Mauro Cid reforçar juridicamente o trabalho da Polícia Federal e do Supremo, também pode revelar elementos novos. O que se sabe até o momento foi descoberto quando se apreendeu o telefone de Mauro Cid e havia rastros de crimes na nuvem de seu celular, então uma delação poderá revelar muita coisa que não se sabe até o momento.
Super-quinta pode incriminar mais pessoas. Mauro Cid não é o chefe da organização e, quando se delata, a delação é feita acima do delator. Mauro Cid poderá então incriminar não apenas Bolsonaro, mas também Michelle Bolsonaro e outros familiares do ex-presidente. A Polícia Federal marcou para quinta-feira (31) oito depoimentos simultâneos: de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, Mauro Cid, Lourena Cid, dos assessores de Bolsonaro Marcelo Câmara e Osmar Crivelatti e dos advogados Fabio Wajngarten e Frederick Wassef. Os depoimentos serão simultâneos para não haver combinação de respostas.
PF está se alimentando de evidências. Mauro Cid está colaborando com a PF e contando coisas que, desde a última semana, não estão sendo vazadas. A PF está segurando os vazamentos e se alimentando de evidências para perguntar simultaneamente aos oito depoentes.
Já há provas suficientes para incriminar Mauro Cid. Mensagens de Mauro Cid para Bolsonaro e sua atuação no caso das joias e falsificação de carteira de vacinas já são suficientes para incriminar Mauro Cid. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro deve revelar fatos novos para a PF ao invés de assumir toda a culpa e uma delação premiada resultaria em uma diminuição de sua possível pena.
Mauro Cid sabe dos segredos de Bolsonaro. Mauro Cid é a pessoa que sabe dos segredos de Bolsonaro, então uma delação poderia demolir a narrativa de Bolsonaro. Seu depoimento poderá ser demolidor do ponto de vista jurídico, mas sobretudo do ponto de vista político.
***
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 19h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário