Topo

Autor de massacre em cinema nos EUA irá a julgamento

James Holmes, o atirador do massacre de Colorado - AFP
James Holmes, o atirador do massacre de Colorado Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

11/01/2013 04h25

O juiz federal a cargo do caso contra James Holmes, acusado do massacre em uma sala de cinema em Aurora, no Colorado (EUA), em julho passado, determinou nesta quinta-feira (10) que o acusado está apto a ser julgado por seus crimes. Na ocasião do crime, 12 pessoas morreram e 58 ficaram feridas durante uma sessão de estreia do filme do Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge".

Em uma decisão de 61 páginas, o juiz William Sylvester afirma que há "motivos razoáveis para crer" que Holmes, 25, "cometeu os crimes pelos quais é acusado" e está apto a responder por 166 acusações envolvendo o massacre. 

Após três dias de audiência preliminar, o juiz William Sylvester também determinou que Holmes permanecerá na prisão sem direito a fiança.

Embora a programação apontasse que Holmes declararia sua inocência ou culpa nesta sexta-feira (11), seus advogados pediram o adiamento da data. A defesa também alegou que seu cliente sofre de uma doença mental.

Ao longo da audiência preliminar desta semana no Condado de Arapahoe, os defensores públicos deram detalhes sobre os supostos planos de Holmes para produzir o massacre, uma vez que adquiriu grande quantidade de armas e munição.

Segundo as autoridades, a Polícia de Aurora recuperou na cena do crime 209 cápsulas de balas de metralhadora AR-15 e outras 15 de pistola calibre 40.

Vários agentes da Polícia contaram que Homes parecia "muito tranquilo" e não demonstrava "nenhuma resposta emocional normal" quando foi detido.

As acusações apresentadas contra o ex-estudante de neurociência implicam que, se for declarado culpado, Holmes pode ser condenado à morte. No entanto, os promotores ainda não se pronunciaram a respeito. (Com Efe e AFP)