Topo

Última vítima de Boston ainda hospitalizada recebe alta nos EUA

Do UOL, em São Paulo

03/06/2013 18h09Atualizada em 03/06/2013 19h11

A última vítima do atentado à Maratona de Boston ainda hospitalizada, Erika Brannock, 29, teve alta nesta segunda-feira (3) do hospital Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston (EUA), de acordo com informações da rede norte-americana ABC.

A professora teve parte da perna esquerda amputada e estava internada desde o dia 15 de abril, quando explosões na linha de chegada da Maratona de Boston provocaram três mortes e deixaram mais de 260 pessoas feridas.

Em entrevista coletiva logo após ser liberada, Brannock disse que “teve momentos difíceis, mas sempre foi incentivada a se manter otimista”.

Vítima torcia pela mãe ao lado da irmã e do cunhado

Erika Brannock estava na Maratona de Boston como torcedora de sua mãe, Carol Downing, que participava da prova, e estava perto da linha de chegada com sua irmã e o cunhado, Nicole e Michael Gross. Erika e a irmã tiveram ferimentos graves nas explosões –ambas foram submetidas a amputação de parte de uma das pernas, e Gross sofreu ferimentos leves.

  • Erika Brannock ao deixar o hospital

“Me lembro de tudo”, disse Brannock sobre o dia do atentado. “Me lembro que minha irmã me empurrou para frente e tudo ficou em silêncio. Minha irmã gritava para que as pessoas a ajudassem. Eu podia ouvir [da equipe] da ambulância que a situação dela era crítica.”

Embora tenha recebido alta do hospital, Brannock tem um longo caminho à frente em sua recuperação. De acordo com o médico-chefe da área de ortopedia e traumas, Edward Rodriguez, a professora foi mantida hospitalizada por bastante tempo porque suas duas pernas apresentavam problemas, e ele queria evitar o risco de uma segunda amputação.

A mãe de Brannock, que esteve ao seu lado durante a entrevista coletiva, falou sobre a força das duas filhas e disse que, apesar da experiência traumática, planeja correr a prova no ano que vem.

“Quanto mais eu corria, mais eu percebia o quanto amo fazer isso e que precisava de um encerramento.”

Atentados

No dia 15 de abril, duas bombas foram detonadas perto da linha de chegada da Maratona de Boston, provocando três mortes e deixando mais de 260 feridos. 

Três dias depois, os irmãos Tamerlan Tsarnaev, 26, e Dzhokhar Tsarnaev, 19, de origem tchetchena, foram identificados como suspeitos do atentado a partir de imagens gravadas por câmeras de segurança. No dia 18, o mais velho foi morto pela polícia em um tiroteio e, no dia seguinte, o mais novo foi preso.

Dzhokhar foi encontrado escondido em um barco em Watertown, nos arredores de Boston. O rapaz foi baleado na garganta antes de ser preso e está recebendo tratamento em um hospital da prisão. Ele enfrenta acusações que podem levar à pena de morte se for condenado.

O corpo de Tamerlan teria sido enterrado nos Estados Unidos, após vários cemitérios se negarem a fazer o sepultamento. (Com informações da rede de TV ABC)