Topo

Hamas classifica de "intensificação perigosa" ataque de Israel sobre Gaza

Em Jerusalém

20/12/2014 17h00

O movimento islamita Hamas qualificou neste sábado (20) de "intensificação perigosa" o primeiro bombardeio do Exército israelense sobre Gaza desde o verão no hemisfério norte e solicitou à comunidade internacional que assuma sua responsabilidade após esta agressão.

Segundo a agência de notícias "Ma'an", o porta-voz do grupo islamita no enclave, Sami Abu Zuhri, advertiu Israel em comunicado dos perigos do ataque, o primeiro deste tipo desde que em 26 de agosto foi acordado um cessar-fogo que pôs fim à ofensiva militar israelense "Limite Protetor".

Por outro lado, a Frente Popular para a Libertação da Palestina, alertou ao espectro político palestino sobre a possibilidade de uma nova escalada da violência contra Gaza e assinalou que o bombardeio ocorre no marco da campanha para as próximas eleições israelenses, na qual os palestinos "sempre pagam".

Um avião de guerra israelense atacou ontem à noite um posto do braço armado do Hamas, as Brigadas de Azzedim Al Qassam, sem deixar feridos.

O Exército israelense informou em um breve comunicado que o ataque respondeu à queda no sul do país de um projétil disparado desde Gaza que não causou danos e nem feridos, o terceiro deste tipo desde o fim da operação militar que terminou após 50 dias e causou a morte de mais de 2.100 pessoas, na grande maioria civis palestinos.