Topo

Maria Casadevall explica topless no Carnaval: "Não era protesto ou convite"

Maria Casadevall faz topless e escreve "Ele Não" nos seios em desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta - Reprodução/Instagram
Maria Casadevall faz topless e escreve "Ele Não" nos seios em desfile do Acadêmicos do Baixo Augusta Imagem: Reprodução/Instagram

Rodrigo Soares

Colaboração para o UOL

27/02/2019 08h17

A atriz Maria Casadevall chamou atenção no último domingo durante o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, em São Paulo. Na ocasião, ela optou por estar com o peito à mostra enquanto se divertia em meio aos milhares de foliões que saíram no pré-Carnaval.

Ontem, Maria usou sua conta no Instagram para explicar o que pretendia passar com a escolha que foi vista por muitos como ousada.

"Não, meu peito à mostra no último domingo em um bloco pré-carnaval de SP não era um protesto. Não era uma manifestação feminista e não era um convite a coisa nenhuma. O meu peito à mostra no último domingo pré-carnaval, reconheço, estava ali protegido por todos os privilégios que me cercam como mulher branca e figura pública e certamente garantiriam a minha integridade física ao fazer essa escolha naquela tarde, como aconteceu. Meu peito à mostra no último domingo pré-carnaval foi fruto de uma escolha pessoal, mas eu pude fazer uma escolha. E isso é um privilégio. Meu peito à mostra no último domingo também não era um chamado à avaliação masculina sobre a forma e ou simetria deles, muito menos um pedido desesperado pelas suas aprovações a partir de critérios desinteressantes e estapafúrdios que pouco me interessam. (...) Meu peito à mostra no último domingo pré-carnaval era minha vontade de dispor do meu próprio corpo e de me expressar através dele", disse.

Ela ainda esclareceu por que escolheu escrever "ele não" no corpo.

"Sim, escolhi escrever nele o grito que pra mim representou a real resistência a tudo de sinistro que está se institucionalizando como regra e como lei neste país. Eu não estava pedindo renúncia do presidente com meus peitos e também não estava desinformada quanto ao cronograma eleitoral. Eu estava me apropriando de um símbolo, apenas", afirmou.

Por fim, Maria deixou aberta a possibilidade de diálogo com outras mulheres. "Às manas que se sentiram ofendidas e atravessadas pela minha atitude de qualquer forma que seja, minhas desculpas. E se alguma de vocês estiver disposta e quiser me mandar um vídeo esclarecendo seu ponto de vista pra eu postar aqui ou quiser propor outro debate este espaço estará aberto. E aos caras que não curtiram (símbolo de sinto muito)", concluiu.

São Paulo