Topo

Vice do Acesso em São Paulo, Barroca celebra título da "madrinha" Mangueira

Carro alegórico em homenagem à Mangueira da verde e rosa da zona sul paulistana - Mariana Pekin/UOL
Carro alegórico em homenagem à Mangueira da verde e rosa da zona sul paulistana Imagem: Mariana Pekin/UOL

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

08/03/2019 22h56

Segunda escola a voltar ao Anhembi, a Barroca Zona Sul ostentou seu troféu de vice-campeã do Grupo de Acesso na concentração do sambódromo, antes de começar o desfile, que para a agremiação tem um sabor especial, já que a "madrinha" Mangueira venceu o Carnaval do Rio de Janeiro.

O título da escola carioca, que inspirou a também verde e rosa Barroca, foi comemorado pelos componentes do carro alegórico em homenagem à Mangueira, tradicional em todos os desfiles da agremiação do Jabaquara, zona sul da capital.

"Foi maravilhoso, tema lindo, Marielle homenageada. Esse ano está muito representativo. A maioria das escolas falando da questão da injustiça da mulher, do negro. Vamos quebrar as correntes!", celebra a publicitária Rose Sakamoto, destaque do carro alegórico da Barroca em homenagem à Mangueira.

"Eu sabia que a Mangueira iria ganhar. Fica um gostinho especial aqui também, por ser madrinha e verde e rosa. Temos uma ligação muito forte. Muitas pessoas da Barroca comemoraram bastante", afirma o vendedor Valdir Alves, que desfila pela agremiação há 25 anos, desde criança.

A ala infantil também integrou o carro especial com 32 meninos e meninas. Eles tinham o samba-enredo afiado na ponta da língua. "Elas cantam, fazem um oba-oba e pronto. Não tem coreografia porque elas ficam apertadinhas por causa da gola", explica Isabel Cristina Lima, coordenadora da ala infantil da Barroca.

São Paulo