Amanda Cotrim

Amanda Cotrim

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Casa Rosada diz que meta de Milei ao oferecer ajuda é 'buscar liberdade'

O porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, confirmou que o presidente Javier Milei está à disposição de Elon Musk "como pessoa" e a Argentina, "como país", para defender o que chamou de liberdade de expressão. A declaração foi em coletiva nesta segunda-feira (15).

Não houve detalhamento de ações ou outro tipo de ajuda que o presidente argentino pretende oferecer ao empresário sul-africano. "Não há o que dizer porque não houve pedido", afirmou.

O presidente Milei se colocou à disposição do que pode necessitar Elon Musk no objetivo de buscar sempre a liberdade e, nesse caso, a liberdade de expressão e a liberdade que cada habitante do mundo pode se expressar como quiser. Simplesmente foi se colocar à disposição, dele como pessoa e, claro, nós como país.
Manuel Adorni, porta-voz da Casa Rosada

Em encontro nos Estados Unidos, na sexta-feira (12), Milei ofereceu ajuda a Musk para lidar com o "conflito" nos âmbitos "judicial e político" no Brasil. Ele não informou, no entanto, como seria a colaboração.

Perguntado pela reportagem se o presidente Milei não acredita que haja liberdade de expressão no Brasil, o porta-voz não deu uma resposta direta.

Se não há [liberdade de expressão], nos colocaremos à disposição para que haja em algumas questões, como poder ser o caso do X, que eu entendo que é um caso jurídico, processos em que somos absolutamente respeitosos.

Volta de emergência

Adorni disse ainda que o objetivo do governo argentino é buscar "mais liberdade no mundo" — e uniu na mesma resposta os ataques no Oriente Médio e os comentários de Musk sobre o Judiciário e a política brasileiros.

"Claro que tudo o que pudermos fazer para que o mundo seja mais livre, vamos oferecer nosso aporte", afirmou. "Seja em temas mais sensíveis como o terrorismo e os ataques a democracias no Oriente Médio com Israel, seja em questões de liberdade de expressão, como nesse caso da rede X."

Continua após a publicidade

Javier Milei viajou para os Estados Unidos na semana passada e acabou voltando antes do previsto para discutir o ataque de Irã a Israel. Ele iria para a Dinamarca, mas a delegação acabou viajando sem o presidente.

Em Buenos Aires, Milei se reuniu no domingo (14) com seu gabinete e com o embaixador de Israel na Argentina.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.