SP tem mais de um foco por minuto e bate recorde de queimadas em 26 anos
São Paulo viveu uma sexta-feira atípica no que se refere a queimadas em seu território. O estado registrou em 24 horas 1.886 focos, uma média de 78 por hora e mais de um por minuto.
Esse é o maior número de focos de calor já registrado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em um dia no estado desde o início das medições, em 1998.
Para efeito de comparação, o número de focos desta sexta-feira é quase seis vezes maior que o total registrado durante todos os 31 dias do mês de agosto de 2023, que somaram 352 incêndios.
A explosão no número de queimadas nesta sexta-feira fez agosto de 2024 se transformar no mês com maior número de queimadas já registradas na história de medições do INPE.
Meses com maior número de queimadas:
- Agosto de 2024 (até o dia 23) - 3.175
- Agosto de 2010 - 2.444
- Agosto de 2021 - 2.277
- Setembro de 2020 - 2.254
- Setembro de 2017 - 1.930
O município com mais focos é Pitangueiras (a 369 km da capital), que em 48 horas acumula 86 focos.
Se somarmos 48 horas, São Paulo registra 2.316 focos, quase o dobro do estado segundo colocado, o Mato Grosso, que registrou 1.237.
Devido à fumaça dos últimos dias, cidades têm sofrido com a qualidade ruim do ar, o que é um risco para a saúde das pessoas, em especial aquelas com problemas respiratórios e idosos.
A concentração de oxigênio respirável no ar cai, e as pessoas podem começar a ter dificuldade. Em situação mais extrema, deve-se sair do ambiente e usar máscara.
Ricardo Martins, pneumologista da UnB
Situação preocupa
Por conta das queimadas, o governo de São Paulo criou um gabinete de pronta resposta. Na manhã deste sábado (24), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) realizou um sobrevoo nas áreas com maior incidência de queimadas no interior.
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, 34 cidades estão em alerta máximo para queimadas e 24 enfrentam focos ativos de incêndio. Todas essas localidades sofrem com baixa umidade do ar e elevado risco devido à onda de calor que afeta o estado.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberSegundo o governo paulista, mais de 7,3 mil profissionais e voluntários estão mobilizados no combate às chamas e na orientação da população.
às 9h30 deste sábado, a SP 215 (Rodovia Luiz Augusto de Oliveira) estava com interdição parcial entre o km 195 e o km 209, no município de Dourado.
Cidades com focos ativos de incêndio:
- Alumínio
- Bananal
- Bebedouro
- Boa Esperança do Sul
- Coronel Macedo
- Dourado
- Iacanga
- Ibitinga
- Jaú
- Lucélia
- Monte Alegre do Sul
- Nova Granada
- Piracicaba
- Pitangueiras
- Poloni
- Pompeia
- Pontal
- Presidente Epitácio
- Salmourão
- Santo Antonio da Alegria
- Santo Antonio de Aracanguá
- Tabatinga
- Taquarituba
- Torrinha
Deixe seu comentário