Lira e Renan viram fator negativo em Maceió e são escondidos por campanhas
Políticos de Alagoas mais conhecidos pela influência em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e o senador Renan Calheiros (MDB) pouco apareceram nos guias, não foram a atos de campanha de ruas e estão fora das postagens de redes sociais de seus candidatos a prefeito de Maceió.
Entretanto, ambos foram lembrados nas campanhas dos adversários, que usam os dois líderes como propaganda contrária. Os dois políticos, ressalte-se, têm uma rixa histórica em Alagoas e comandam os dois maiores partidos no estado.
Ambos têm uma rejeição muito alta, e trazê-los para o guia significaria efetivamente trazer junto a rejeição e abrir brechas para questionamentos em relação à disputa política.
Luciana Santana, cientista política e professora da Ufal
Uso de propaganda contrária
O prefeito e candidato à reeleição João Henrique Caldas, o JHC (PL), repetiu por diversas vezes que o seu principal rival, o deputado federal Rafael Brito (MDB), é o "candidato dos Calheiros". Mas fala pouco sobre seu principal apoiador, Arthur Lira, que apareceu no guia de TV uma vez falando de obras com recursos federais.
Depois da publicação da matéria, pessoas ligadas a Arthur e a JHC falaram que não houve estratégia em esconder e que o presidente da Câmara preferiu ser mais atuante de campanhas no interior, onde há disputas mais acirradas.
Lira e JHC são parceiros desde maio de 2023, quando o presidente da Câmara veio a Maceió ratificar o apoio e indicou nomes para o primeira escalão.
Ele planejava ainda emplacar o vice da chapa de JHC, mas com alta popularidade, o prefeito bancou o nome do senador Rodrigo Cunha (Podemos), que tem como suplente a mãe de JHC, Eudócia Caldas (PL). Caso o prefeito se reeleja e o senador assuma a vice, Eudócia herdará a vaga no Senado até janeiro de 2027.
O prefeito, apesar de ser do PL, também não usou a imagem de Jair Bolsonaro (PL) na sua campanha.
Por outro lado, Brito associou em muitos momentos a imagem de JHC à de Arthur Lira. Em um dos guias, ele afirmou que o prefeito escondia o presidente da Câmara e que "não precisa dizer quem é."
Brito foi além de JHC: não usou seu padrinho Renan nenhuma vez no guia.
Apesar de Renan parecer ser barrado na campanha de Brito, o filho dele, o ministro dos Transportes Renan Filho (MDB), participou de atos e estampou fotos com o candidato.
Renan Filho foi governador de Alagoas entre 2015 e 2022 e depois disputou —e venceu— uma vaga no Senado. Ele deixou o mandato com boa aprovação popular e é cotado para concorrer ao governo novamente em 2026.
Brito também usou a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vários momentos do guia, com direito a vídeo gravado por ele pedindo voto.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberQuem está na oposição vai querer mostrar essas fragilidades, tanto que o JHC tentou explorar isso de forma exaustiva de que era 'o candidato dos Calheiros'. O JHC com Lira a mesma coisa, porque ele é extremamente rejeitado também na capital.
Luciana Santana
Podcast Lira: os Atalhos do Poder, de Thais Bilenky
O novo podcast original do UOL Prime já está disponível no YouTube e nas principais plataformas de áudio.
Em cinco episódios, a série apresentada pela jornalista Thais Bilenky mergulha nos últimos anos da política brasileira para explicar como Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, mudou a relação entre Legislativo, Executivo e Judiciário.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.