Lobby tributário dos muito ricos explica aumento da concentração de renda
O colunista do UOL José Roberto de Toledo afirmou durante o programa Análise da Notícia que o aumento da concentração de renda no Brasil, e o consequente aumento da desigualdade, foi causado pelo lobby tributário feito pelas pessoas mais ricas do país.
Sucesso do lobby dos muito ricos no Brasil explica o aumento da concentração de renda. José Roberto de Toledo
Um estudo feito por Sergio Wulff Gobetti, economista especializado na questão da distribuição de renda no Brasil, apontou que a concentração de renda no topo da pirâmide social bateu recorde no Brasil entre 2017 e 2022. Enquanto a renda média dos 95% mais pobres do país cresceu 33% no período, a renda dos 5% mais ricos cresceu 51%, ou seja, aumentou a diferença entre as rendas.
Gobetti usou dados das declarações dos impostos de renda da Receita Federal para calcular a renda média por faixa e concluiu que a diferença de renda aumentou inclusive entre os mais ricos.
A concentração de renda é tão absurda no Brasil que ela existe até entre os 5% mais ricos. Ela aumentou, então dentro dessa faixa, os 4% mais ricos ficaram relativamente mais pobres em relação ao 1% mais rico, porque a renda média do 1% mais rico cresceu ainda mais, o aumento foi de 67%. A renda cresceu o dobro dos 95% mais pobres. José Roberto de Toledo
Ainda entre os mais ricos do Brasil, o estudo apontou que a renda média dos 0,1% mais ricos cresceu 87%. Toledo destacou que no período analisado, entre 2017 e 2022, além do impeachment de Dilma e do governo Bolsonaro, houve também uma grande contribuição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para o aumento da desigualdade no país.
O lobby de quem tem dinheiro, o lobby do capital e das grandes empresas nunca foi tão forte e nunca teve tanto acesso e sucesso. Arthur Lira coordena todos esses lobbies que são responsáveis pelo aumento da concentração de renda no Brasil de 2017 para cá. José Roberto de Toledo
Por fim, o colunista do UOL afirmou que a reforma tributária foi um grande acerto para ao menos tentar diminuir a concentração de renda que existe no Brasil.
A reforma tributária, por mais que vá demorar para surtir efeito e tenha sido mexida no Congresso, é uma das poucas medidas que foram adotadas na última década no Brasil que foi na direção correta. José Roberto de Toledo
***
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra: