Assassino de trans, Cupertino: quem está na prisão do motorista do Porsche
A prisão onde está Fernando Sastre de Andrade Filho, 24, condutor do Porsche envolvido na colisão que matou o motorista de aplicativo Ornaldo dos Santos Viana, em 31 de março, no Tatuapé, zona leste de São Paulo, abriga outros presos autores de crimes considerados midiáticos.
Um deles é Paulo Cupertino Matias, 52, acusado de matar o ator de Chiquititas, Rafael Miguel, 22, e os pais do rapaz, em junho de 2019 no bairro de Pedreira, zona sul paulistana. O preso está recolhido no CDP 2 (Centro de Detenção Provisória) de Guarulhos, na Grande São Paulo.
No último dia 28, a família de Cupertino enviou ofício à Corregedoria dos Presídios de Guarulhos solicitando para o preso atendimento com um oftalmologista. O detento alega que há tempos está com dificuldade para enxergar, ler e escrever, sente dores de cabeça e necessita de óculos.
Luã Ricardo Guimarães Dantas, 30, outro preso do CDP 2 de Guarulhos, 31, é apontado pela Polícia Civil de São Paulo como um dos assassinos de Mara Brandão dos Santos, 39, cabeleireira transexual. O crime aconteceu em outubro de 2023, em um salão de beleza, no Campo Limpo, zona sul.
O detento diz ter transtornos psíquicos e pede à Justiça assistência médica psiquiátrica de urgência. A Corregedoria dos Presídios determinou ao CDP para que preste atendimento médico adequado ao preso. Luan tem pensamentos suicidas e comportamento agressivo.
Advogados acusados de envolvimento com o PCC (Primeiro Comando da Capital) e processados pelos crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, além de associação à organização criminosa, também passaram pelo CDP 2 de Guarulhos.
A reportagem não conseguiu contato com os advogados de Paulo Cupertino e Luan Ricardo Guimarães Dantas, mas o espaço está aberto para manifestações.
Remoção para Tremembé
Já os advogados de Sastre Filho querem a remoção do cliente para a Penitenciária 2 de Tremembé, no Vale do Paraíba. A unidade é destinada para quem têm curso superior, agentes e ex-agentes públicos e também, para autores de crimes de muita repercussão.
Os defensores temem pela integridade física de de Fernando e, por isso, lutam na Justiça pela transferência dele. O motorista do Porsche teve a prisão preventiva decretada e é acusado pelos crimes de lesão corporal gravíssima e homicídio doloso qualificado.
Segundo a Polícia Civil, na madrugada de 31 de março, o veículo dirigido por ele atingiu a velocidade de 156 km/h na avenida Salim Farah Maluf, no Tatuapé, antes de bater contra o Renault Sandero do motorista de aplicativo Ornaldo Silva Viana. A vítima morreu no local.
O setor onde Fernando está recolhido no CDP 2 de Guarulhos é uma ala chamada de "seguro". O pavilhão também é destinado a advogados presos, policiais ou ex-policiais, agentes e ex-agentes penitenciários, detentos ameaçados de morte e autores de crimes de repercussão, como é o caso dele.
Nesta semana o empresário foi fichado no sistema prisional sob número 1.370.592-6. A reportagem teve acesso ao prontuário. O documento traz uma fotografia colorida do prisioneiro no alto do canto direito da página e diz que ele tem curso superior incompleto, é comerciante, heterossexual e espírita.
Newsletter
OLHAR APURADO
Uma curadoria diária com as opiniões dos colunistas do UOL sobre os principais assuntos do noticiário.
Quero receberA foto indica que o detento não teve os cabelos cortados, uma medida que é praxe quando um preso dá entrada em unidade prisional coordenada pela SAP (Secretaria Estadual da Administração Penitenciária).
Deixe seu comentário