Josmar Jozino

Josmar Jozino

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Câmera de PM mostra início de abordagem em que idosa foi agredida em SP

Imagens da câmera corporal de um policial militar mostram o início da abordagem que terminou com uma idosa de 63 anos e outras pessoas agredidas na noite de quarta-feira (4) no bairro Jardim Regina Alice, em Barueri, na Grande São Paulo. A coluna obteve acesso ao vídeo nesta quinta-feira (5). Até o momento, 12 PMs que participaram da ocorrência foram afastados das ruas.

O vídeo começa com os policiais militares questionando Matheus Higino se ele não tem documentos, ao que o jovem responde que não. Na sequência, o jovem pede para que a motocicleta dele não seja apreendida.

A abordagem continuou sem sobressaltos até que o pai de Matheus, Juarez Higino Lima Júnior, 39, começa a se irritar com a apreensão do veículo, afirma que vai "por fogo" na motocicleta, e começa a mexer nela.

Na sequência, um dos agentes pede que Juarez se acalme. Uma confusão se inicia e é solicitado apoio de outras viaturas. O agente que estava com a câmera aponta a taser de choque na direção de pai e filho. Outros familiares chegam ao local e acompanham a situação.

Então, Matheus começa a gravar a ação e continua reclamando sobre a apreensão da motocicleta, voltando a afirmar que é "trabalhador". "Desabafou?", disse um dos policiais.

Juarez tenta se aproximar da motocicleta novamente e é contido por outros policiais que estão atendendo a ocorrência. "A moto é minha", diz. Então, um tumulto começa e os parentes tentam conter a situação. Matheus volta a começar a gravar com o celular, chama os agentes de "lixo" e o PM que estava com a câmera corporal gravando diz que ele será preso por desacato à autoridade.

Uma viatura de apoio chega ao local. O agente com a câmera questiona o tenente Arthur Henrique Balmant da Silva, 22, se pode levar Matheus à delegacia pelo crime de desacato, pelas ofensas proferidas contra eles. "Dá [para levar por desacato]", responde Silva, que questiona quem fez as ofensas.

Os policiais vão em direção à garagem e a família fecha o portão. Os agentes, então, forçam o portão e começa uma gritaria.

Câmera corporal de policial militar registrou o começo da abordagem
Câmera corporal de policial militar registrou o começo da abordagem Imagem: Obtido pelo UOL
Continua após a publicidade

Câmera corporal não mostra a continuidade da ação

Imagens de testemunhas obtidas pelo UOL mostram a irmã de Juarez, a motorista Ana Paula Sena, 42, e a mãe deles, Lenilda Messias, 63, sendo agredidos por PMs dentro da própria casa. Juarez chegou a receber um golpe de mata-leão de um policial —ato proibido pela corporação.

Já Lenilda aparece nas imagens com o rosto sangrando e desesperada após ser agredida. O tenente Arthur Henrique Balmant da Silva chega a empurrar e chutar a idosa durante a ocorrência. A coluna mostrou mais cedo que o tenente flagrado agredindo a senhora já fez uma poesia em homenagem aos idosos.

Juarez ficou com hematomas pelo corpo e precisou de oito pontos na cabeça. Ele foi atingido por golpes de cassetete nas costas, barriga, peito e cabeça.

A idosa foi levada até o pronto-socorro Central de Barueri algemada na viatura da PM. Ela precisou de três pontos na testa.

Lenilda Messias Santos Lima e seu filho Juarez Higino Lima Junior foram agredidos por policiais militares
Lenilda Messias Santos Lima e seu filho Juarez Higino Lima Junior foram agredidos por policiais militares Imagem: Cedido ao UOL
Continua após a publicidade

Juarez, Mateus e Lenilda foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Barueri. Eles foram ouvidos e liberados. O caso foi registrado como desacato, resistência, lesão corporal e abuso de autoridade.

Ao UOL, Juarez disse que as imagens do filho, a irmã e a mãe sendo agredidos "não vão sair nunca da mente" dele. "Eles bateram, bateram, bateram. E eu em momento algum resisti. Eu estava quieto e eles estavam me enforcando. Eu já estava sem ar", disse. As agressões ocorreram quando ele já estava imobilizado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.