Pix para quitar dívida da arena do Corinthians ainda não foi criado

É falso que a chave Pix para que torcedores do Corinthians contribuam na quitação da dívida do estádio do clube já esteja disponível. Posts que divulgam esse teor são suspeitos de aplicar golpes.

Ao UOL Confere, a Gaviões da Fiel negou que a conta tenha sido criada.

O que diz o post

Um vídeo com a logo da Caixa Econômica Federal e um texto convocando torcedores do Corinthians a contribuir com Pix para quitação da arena do clube é compartilhado com a seguinte legenda: "Caixa Econômica Federal Salve fiel! Comunicado oficial: Chave Pix oficial para a quitação da arena está no ar a partir de hoje terça-feira (17), vamos se juntar para que esse movimento não seja em vão e sim reconhecido pelo mundão!! Faremos história e para isso precisamos de cada um de vocês, fiéis torcedores, clique em saiba mais para acessar o site oficial e fazer a sua contribuição! Agora é hora de mostrar a nossa paixão verdadeira pelo timão! Abraços, diretoria Gaviões da Fiel!"

Por que é falso

Gaviões da Fiel negou ao UOL Confere que a chave do Pix tenha havia sido criada. Em setembro, a torcida já tinha publicado um alerta sobre golpes. O post está fixado no perfil da Gaviões no Instagram. Veja abaixo:

Corinthians e a Caixa Econômica Federal foram procurados. Mas não responderam sobre o tema para esta checagem. Caso haja resposta, a matéria será atualizada.

Plano para quitar a dívida existe, mas ainda não foi colocado em prática. Pix foi proposto pela Gaviões para o que falta da construção da Neo Química Arena. A ideia da organizada é reunir um valor próximo ou igual à dívida, com relação direta entre dinheiro e Caixa Econômica. Ou seja, sem que exista interferência externa de terceiros na negociação. A quantia reunida deve ir direto aos cofres do banco em questão.

Gaviões da Fiel explica os próximos passos. Em nota ao UOL Confere, a assessoria da torcida afirmou: "O projeto de Quitação da Arena segue nos planos do Gaviões da Fiel e nossa comissão tem trabalhado diariamente para organizar todas as diversas frentes da Campanha de Arrecadação. Já foram selecionados os parceiros, definidas as estratégias de mobilização e da plataforma de doação. Porém, para que a iniciativa siga adiante, se faz necessário resolver toda a parte burocrática entre Caixa e Corinthians, inclusive o valor correto e devido para quitação, a fim de garantir que a campanha alcance o seu objetivo principal de direcionar todo o valor arrecadado para uma conta da Caixa e que o banco utilize o saldo exclusivamente para liquidação da dívida. Sabemos da ansiedade que o assunto causa em todos os Corinthianos, mas para que a campanha seja viável e segura, necessitamos cuidar de todos os detalhes, principalmente porque sabemos do esforço pessoal que cada um fará para ajudar nesse evento tão importante para nós. Reforçamos o pedido de compreensão de todos e que não caiam nos golpes das páginas fakes."

Continua após a publicidade

Viralização. Um vídeo com o conteúdo suspeito registrava mais de 33 mil reproduções no Facebook nesta quinta-feira (10).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes